Melhores passeios de Auckland e arredores, Nova Zelândia!


Mais uma colaboração da minha irmã, Fernanda! Seguindo seu roteiro pela Oceania, depois da Austrália ela foi conhecer a Nova Zelândia! Confira 🙂


Por Fernanda Saviano

A Nova Zelândia é formada por duas ilhas principais (Norte e Sul) e algumas ilhas menores. O território é comprido – mais de 1 600 km ao longo de seu eixo norte-nordeste) – e estreito (largura máxima de 400 km). É um dos países mais desenvolvidos e industrializados do mundo e a capital é Wellington.

Nesse post vou falar sobre o que fazer na Ilha Norte, mais especificamente nos arredores de Auckland.

Fiquei três dias na Ilha Norte durante o mês de fevereiro (verão), hospedada em um hotel em Auckland. O dia não abriu em nenhum dos três dias, o que é muito comum nos arredores da cidade. A chuva era constante, assim como as nuvens no céu. A temperatura não era fria, mas os ventos deixavam o ar bem gelado repentinamente.

Auckland em si é bastante comercial, muitas lojas e shoppings, assim como prédios e empresas. A cidade é o principal centro financeiro e econômico do país, sendo a maior cidade da Nova Zelândia. Os pontos turísticos mais famosos na cidade são os vulcões; a Ilha Norte possui inúmeros vulcões mas vamos falar sobre dois aqui: Mount Eden e One Tree Hill.

Mount Eden é o vulcão mais alto da cidade, com uma vista de 360º. Ele está inativo, a cerca de 196 metros acima do nível do mar. Uma profunda cratera de 50 metros coberta por grama pode ser acessada por trilhas, carros ou ônibus.

Ilha Norte_Nova Zelandia_O que Ver (4)Ilha Norte_Nova Zelandia_O que Ver (5)

One Tree Hill é um parque localizado em um bairro de mesmo nome formado ao redor do cone vulcânico Maungakiekie, de 182 metros. O nome One Tree Hill veio de uma grande árvore no local, que já não existe mais.

Ilha Norte_Nova Zelandia_O que Ver (1)

Ilha Norte_Nova Zelandia_O que Ver (37)

Ilha Norte_Nova Zelandia_O que Ver (6)Ilha Norte_Nova Zelandia_O que Ver (7)

É possível ver boa parte da cidade de Auckland durante a subida, com muitas ovelhas pelo caminho. No alto há um grande obelisco em memória para os Maori (povo nativo da Nova Zelândia).

A cerca de 2 horas de Auckland, na cidade de Matamata, fica o Hobbiton Movie Set, o set onde foram filmadas muitas das cenas dos filmes Senhor dos Anéis e O Hobbit. Mesmo para aqueles que nunca assistiram a nenhum dos filmes o passeio vale a pena. Os cenários são lindos!

Ilha Norte_Nova Zelandia_O que Ver (29)Ilha Norte_Nova Zelandia_O que Ver (30)Ilha Norte_Nova Zelandia_O que Ver (35)Ilha Norte_Nova Zelandia_O que Ver (33)Ilha Norte_Nova Zelandia_O que Ver (34)

Originalmente o set de filmagens foi construído em caráter temporário, sendo abandonado depois das  filmagens dos primeiros filmes. Entretanto, com o sucesso e o interesse do público em conhecer o local, uma estrutura permanente foi construída mais tarde. Assim, além de cenário para as gravações, o local também virou atração turística.

Chegando no centro de visitação você recebe um ticket para entrar em um ônibus que o levará ao set de filmagens. Enquanto espera o horário do seu ônibus, pode passear pela lojinha e comprar souvenirs “overpriced”. Ao entrar no ônibus você assiste a um curto filme que conta um pouco da história sobre o set e todas as dificuldades enfrentadas para que esse lugar lindo pudesse ser construído.

O passeio é todo guiado com muitas paradas para fotos. Os guias explicam como foram feitas algumas das cenas mais memoráveis dos filmes e muitas curiosidades do local, assim como fatos sobre o diretor e o elenco.

Ilha Norte_Nova Zelandia_O que Ver (23)Ilha Norte_Nova Zelandia_O que Ver (25)Ilha Norte_Nova Zelandia_O que Ver (26)Ilha Norte_Nova Zelandia_O que Ver (27)Ilha Norte_Nova Zelandia_O que Ver (28)

Tudo que você vê de plantação vegetal é cultivada pelos trabalhadores que fazem o trabalho logo de manhã antes do primeiro tour. Todas as verduras plantadas são mais tarde distribuídas para esses trabalhadores. O musgo nas cercas é totalmente falso.

O tour termina no Green Dragon Pub. Você pode descansar lá e escolher entre quatro bebidas artesanais diferentes produzidas especialmente para Hobbiton, ou seja, não é possível encontrá-las em nenhum outro lugar do mundo. Eu escolhi a Cidra que por sinal estava muito boa.

Ilha Norte_Nova Zelandia_O que Ver (14)

Ilha Norte_Nova Zelandia_O que Ver (13)

Destino icônico para tradição cultural Maori, a 2h30 de Auckland fica a cidade de Rotorua, onde você pode encontrar Te Puia. Lá fica o famoso Pohutu Geyeser, fossos de lama fervente, piscinas termais, escolas de escultura em madeira e tecelagem e kiwis (os famosos pássaros da Nova Zelândia).

Com certeza o mais interessante é o Pōhutu (‘poor-hoo-too’). O maior geyser ativo no hemisfério sul entra em erupção uma ou duas vezes a cada hora e chega a alturas de 30 metros.

Ilha Norte_Nova Zelandia_O que Ver (21)Ilha Norte_Nova Zelandia_O que Ver (16)Ilha Norte_Nova Zelandia_O que Ver (15)

Ilha Norte_Nova Zelandia_O que Ver (20)Ilha Norte_Nova Zelandia_O que Ver (22)

Outro passeio imperdível é Waitomo Caves, também a 2h30 do centro de Auckland. Conhecida como Glowworm cave, uma caverna de “minhocas brilhantes”. Na realidade é o traseiro das minhocas que brilha. É proibido tirar fotos durante o passeio mas vale a pena cada segundo. Primeiro você faz um tour informativo pelas histórica caverna, com informações sobre a sua significancia geológica e sobre as minhocas.

Ao final você entra em um barquinho que é guiado através de cordas pelo guia. Ele desliza pela água e direção à gruta das “Glowworms”. É importante manter-se em silêncio para que as minhocas se “acendam” e a gruta fique brilhante. Parece um céu estrelado com pequenas estrelas azuis.

Waitomo Caves_Auckland e arredores
Fonte: Thousand Wonders

Ilha Norte_Nova Zelandia_O que Ver (19)

Ilha Norte_Nova Zelandia_O que Ver (18)Ilha Norte_Nova Zelandia_O que Ver (17)

Outro passeio que recomendo é a Ilha Waihekeno golfo de Hauraki. Fica a 35 minutos de viagem por ferry de Auckland. Como disse no início do post peguei chuva em todos os dias nos quais estive em Auckland. Assim, ao chegar nesta ilha comprei um ticket daqueles ônibus hop on hop off, já que não teria como fazer o percurso a pé. Mas mesmo se o dia estiver bonito recomendo esse ônibus, pois a ilha tem cerca de 19,3 km de comprimento e vale a pena pela praticidade.

Ilha Norte_Nova Zelandia_O que Ver (11)

A ilha Waiheke possui muitas galerias e boutiques de artesanato. A cozinha também chama a atenção com diversas opções de restaurantes. Mas os atrativos da ilha são os vinhedos. Você pode degustar os mais variados tipos de vinho e apreciar (quando o tempo ajuda) a beleza do mar. Na ilha há também campos de produção de azeitonas para a fabricação de azeite.

Ilha Norte_Nova Zelandia_O que Ver (9)

Ilha Norte_Nova Zelandia_O que Ver (12)Ilha Norte_Nova Zelandia_O que Ver (8)

Ilha Norte_Nova Zelandia_O que Ver (10)
Restaurante Boathouse

Por fim deixo essa dica se você for à Nova Zelândia: NÃO DEIXE DE EXPERIMENTAR O SORVETE MEMPHIS SABOR BIG HOKEY. A marca existe em vários países, mas esse sabor é especial para os neo zelandeses e  as calorias valem muito a pena!

Ilha Norte_Nova Zelandia_O que Ver (2)

Por Fernanda Saviano

Anúncios

15 comentários Adicione o seu

  1. Marina disse:

    Ai, que saudade! Fui de intercâmbio para a Nova Zelândia em 2010 e até hoje estou procurando um jeito de voltar. Conheci bem pouco da ilha Norte, basicamente Auckland. Me arrependo um pouco de não ter ido à Matamata e à Glowworm Cave, mas viajei tanto na Ilha Sul que acabou compensando, haha. Adorei o post!
    https://maridx.com

    Curtido por 1 pessoa

  2. Alex disse:

    Eu sou completamente apaixonado por Senhor Dos Anéis!
    Tô pensando em ir para Nova Zelândia só por isso.. hahha
    mas tanta coisa gosta pra fazer por lá, né?

    Curtido por 1 pessoa

  3. angiesantanna disse:

    morei durante 5 meses em auckland e fiz quase todas essas viagens haeuahe só achei a waitomo caves a maior enganação ever, photoshopam tudo nessa vida ai chega la e ve uns trocinho minusculo brilhando q se piscar some ahueah

    Curtido por 1 pessoa

  4. Que maravilha essa viagem da Fernanda, heim? Eu e minha filha sonhamos conhecer a Oceania e lendo um roteiro desses a vontade só aumenta!

    Curtido por 1 pessoa

  5. Analuiza disse:

    Preciso dizer que eu amei tudo neste post!!!! Eu sempre tive uma vontadezinha de visitar NZ mas agora você me despertou de vdd. Quero ver tudo isso, mas sem dúvida alguma a Vila dos Hobbits me ganha muito fácil. rsrsrs bj

    Curtido por 1 pessoa

  6. Adorei as dicas, taí um país que com certeza eu quero conhecer antes de morrer. As fotos estão muito bonitas. Parabéns!

    Curtido por 1 pessoa

  7. Luiza Cardoso disse:

    Aiiiii meuuuu, esse é um dos lugares que mais tenho vontade de conhecer! Primeiro porque sou louca pela Nova Zelândia, segundo porque acho lindinha demais essa cidadezinha dos Hobbits! haha!
    E agora fiquei mais louca ainda sabendo sobre a Glowworm cave, que ainda não tinha ouvido falar! Que coisa mais linda gente! Realmente parece um céu estrelado!
    E essa Ilha Waiheke então? Que showww! Amo degustação, ainda mais de vinhos! haha!
    Muito show esses passeios que vocês fizeram, com certeza vou querer fazer eles também quando eu for para lá! Até marquei aqui no meu google maps! rss! Adorei demais as dicas! Arrasaram!

    Curtido por 1 pessoa

  8. Cris disse:

    Que vontade de organizar logo minha viagem pra esse lugar lindo! One Tree Hill está totalmente na minha lista! E claro, Waitomo Caves! Post super completinho! 😘😘

    Curtido por 1 pessoa

  9. Rayane disse:

    Sou louca para conhecer a Nova Zelândia. Imagino ser um país surreal de lindo! Amei essas dicas… e as fotos? Quero conhecer todos os lugares. Parabéns pelo post super completo!

    Curtido por 1 pessoa

  10. Sou louca para conhecer a Nova Zelândia. Imagino ser um país surreal de lindo! Amei essas dicas… e as fotos? Quero conhecer todos os lugares. Parabéns pelo post super completo!

    Curtido por 1 pessoa

  11. cwrgutierrez disse:

    Tenho muita vontade em conhecer esse país incrível, pena que está tão longe da gente né.

    Curtido por 1 pessoa

  12. Ruthia disse:

    Fiquei aqui a babar para as adoráveis casas dos hobbits. Mesmo sendo construídas com fins meramente turísticos, são lindinhas demais. Imagino se o céu estivesse azul como seriam cenários encantadores.
    Abraço

    Curtido por 1 pessoa

  13. casalventura disse:

    Sonho conhecer a Nova ZelÂndia! Que país incrível. Adorei suas dicas, vou salvar aqui para quando organizar meu roteiro. Belas imagens também.

    Curtido por 1 pessoa

  14. Simone Hara disse:

    Que delícia de post!
    Meu sonho conhecer a Nova Zelândia !
    Adorei as dicas e vou aqui construindo meu roteiro dos sonhos… um dia ele sai do papel e embarca nessa aventura!

    Curtido por 1 pessoa

Opine aqui à vontade!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s