África

Lesedi Cultural Village com a Pretvan Tours, em Joanesburgo!

Logo após a visita ao Lion & Safari Park com a Pretvan Tours, seguimos direto para o Lesedi Cultural Village! Confesso que pensei que fosse uma parte pequena e rápida do dia, e que o Lion Park seria o principal do passeio com eles. Pois bem, não! Fiquei das 11h30 às 14h30 lá, curtindo o “show” (já explico!).

Lesedi Cultural Village
A recepção pelas tribos

Você chega (localiza-se a 50 minutos de carro do centro de Joburg) e já é recebido por um grupo de pessoas vestidas com roupas típicas de tribos distintas sul africanas. A princípio, não conseguimos identificá-los, mas com todo o aprendizado do tour, saímos compreendendo muito melhor cada uma das tribos e culturas!

Lesedi Cultural VillageLesedi Cultural VillageLesedi Cultural Village

Há um monte de artesanato, bijuterias e roupas para comprar nas barraquinhas e lojinhas enquanto esperamos pelo passeio começar. Assim que dá o horário, somos chamados para dentro de um auditório com telona, onde assistimos um vídeo explicativo a respeito das tribos Xhosa, Pedi, Basotho, Zulu e Ndebele. Estas são apenas 5 das 11 tribos que compuseram o país, mas cada qual riquíssima de história e cultura! E são as cinco que exploraremos ao longo do tour.

Lesedi Cultural Village

Lesedi Cultural VillageLesedi Cultural VillageLesedi Cultural Village

Após o vídeo, somos divididos em grupos e começamos a visitar cada tribo. A Ndebele na verdade é onde fomos recepcionados, então serão 4 a ir conhecendo a pé.

Antes, a parte mais legal: você pode se hospedar nas casinhas das tribos!!! Sim, gente!!! É um hotel lá também! Então cada “abrigo”, “oca”, “casa”, “tenda” também funciona como alojamento! Achei sensacional e uma ótima forma de ficar ainda mais perto da cultura sul africana.

Lesedi Cultural Village
Tela onde o vídeo é passado

Lesedi Cultural Village

Meu grupo iniciou o passeio pela Zulu, em que entendemos mais sobre vestuário, comidas e costumes.

Lesedi Cultural Village
Guia, à direita, explicando sobre roupas femininas Zulu
Lesedi Cultural Village
Homem vestido como típico guerreiro Zulu

Depois, fomos para Xhosa, Basotho e Pedi. Esta última, história interessante: no passado, quando os escoceses iam atacar a tribo, estavam com o famoso kilt, a saia escocessa. Os guerreiros da tribo pensaram que eram mulheres e, como eles não lutavam com o sexo feminino, não reagiram. Consequentemente, perderam a luta e foram “dominados”. Devido a este fato, os membros da tribo passaram a usar saias para sempre se lembrarem disso.

Lesedi Cultural Village
O guia dando explicações
Lesedi Cultural Village
As casas que servem de acomodação para turistas também
Lesedi Cultural Village
Experimentando centopéia! Achei bom rs

Depois de visitar estas 4 tribos, voltamos para o auditório e assistimos a 30 minutos de danças típicas! Muito divertido, meia hora que passa rapidinho com a agilidade dos dançarinos! São eles, aliás, que ficavam vestidos à caráter ao longo do passeio.

Lesedi Cultural VillageLesedi Cultural VillageLesedi Cultural Village

Pensa que parou por aí? Não não! Hahaha depois me reencontrei com o Danie e a Henna, da Pretvan Tours, para almoçar no Lesedi Cultural Village!

Há um restaurante lá, provavelmente para servir quem se hospeda no complexo, chamado Nyama Choma, com comidas típicas da África do Sul! Gente… comi carne de crocodilo e de avestruz!

Lesedi Cultural Village
Não lembro a ordem, mas aí tem frango, crocodilo, avestruz…

Lesedi Cultural Village

Lesedi Cultural Village
Decoração

Pretvan Tours

Além da comida deliciosa no esquema buffet, com salada, carnes, opções vegetarianas, sobremesa, café e chá, tive a ótima companhia dos guias da Pretvan Tours! Danie e Henna, obrigada pelo excelente dia! Eles, como gosto de mencionar, fazem tours por todo o país, e são uns queridos, eu adoraria voltar pro país e fazer o Kruger Park com eles!

Lesedi Cultural Village
Eu com os queridos e competentes Danie e Henna!

Curtiram? Beijos,

Amanda


A visita foi oferecida ao blog amandAqui como cortesia, o que não interfere na opinião expressada neste post.


 

Opine aqui à vontade!

Deixe uma resposta

12 comentários

    Adoro este tipo de visitas! Gostaria muito de pode ficar alojada nessas cabanas tão fofas!

    Que passeio diferente!!! Nunca tinha ouvido falar dele… Já vou incluí-lo para o dia que for à África dia sul…

    Estive em Joanesburgo, mas confesso que não me falaram dessa visita. Parece bem interessante. Uma forma diferente de entrar rapidamente na cultura.

    Sabe que só dormi em Joanesburgo? Não conheci nada da cidade pois segui direto para o Krugger Park. Quem sabe numa próxima?

    cwrgutierrez
    Responder

    Quando for para África do Sul fazer um Safári, certeza que irei também nessa lindo lugar com muito cultura da região.

    Que experiência enriquecedora! Já há muito que ouvi falar da cultura guerreira dos zulus e deve ser muito interessante estar no local onde ela se desenvolveu. Provar as centopeias também será algo de diferente eheheh!

    Adoro viver essas experiências em viagens. Sempre nos ensinam coisas que não aprendemos em muitos anos de escola.

    Keul Fortes
    Responder

    Muito interessante esse post. Cada lugar tem sua cultura e é impressionante viver essa experiência hein? Parabéns pelo post!

    Que interessante esse passeio, uma forma super interativa de conhecer mais sobre as tribos e no quesito culinária está bem exótico, fiquei curiosa pra experimentar.

    Que passeio incrível! Visitar essas tribos deve ser tudo de bom! Adorei o post e já salvei para quando eu for à África.

    Márcia
    Responder

    Amei!!!!!

      Amanda Saviano
      Responder

      que bom!