10 dicas para se destacar no Instagram!

Acredito que o Instagram tenha se tornado a rede social mais influente da atualidade (me segue lá! rsrs). Hoje – estamos em agosto de 2017, se você ler isso daqui alguns anos, ou mesmo meses, tudo pode ter mudado! hahaha -, quando pensamos em algum restaurante, não vamos para o Google ler resenhas, mas buscamos o perfil do estabelecimento no IG; assim observamos pratos, comentários, atmosfera… pelo menos com as gerações mais jovens é assim.

Meu IG cresceu bastante nos últimos meses e muita gente pergunta como, já que consegui parcerias de viagem graças a ele e entendo que isso impressiona. Não tem segredo: é trabalho de formiguinha! Aqui no blog o Natan já deu dicas para postar fotos melhores na plataforma, e agora eu vou abrir com vocês algumas estratégias e maneiras de melhorar seu perfil na rede, engajar mais e se destacar por lá 🙂

@amanda.saviano Instagram (1)

1. Pense em quem verá a foto

Você gosta de ver selfies e selfies de uma mesma pessoa? E a foto do aniversário de um tio do seu vizinho? E uma feijoada de sábado na casa de uma colega? Antes de postar qualquer imagem, pare e pense: eu curtiria essa foto se fosse de alguém que eu não conhecesse?

Claro que se seu foco é apenas comunicar aos familiares e colegas como anda sua vida, com quem você sai, qual é seu status de relacionamento, nem se importe com essa informação. Mas se você começou a ler este post, provavelmente quer aumentar seu engajamento no IG. E para isso, precisa pensar além do seu círculo de amizade.

2. Hashtags

Sim, hashtags influenciam muito no alcance de suas postagens. Dicas de ouro: às vezes as mais populares, como #tbt ou #picoftheday não sejam tão eficientes, pois, por serem tão utilizadas, tem um volume enorme minuto a minuto, e sua foto fica perdida lá no meio. Pesquise por hashtags famosas, mas sem muita utilização global. Por exemplo, no nicho de viagens, #travel é gigante, logo, a chance de ninguém ver sua foto é alta. Já usar #missãovt (hashtag da Revista Viagem e Turismo) ou #viagemestadao (caderno de viagens do jornal O Estado de SP) engajam bem mais!

É bacana também clicar nestas hashtags “médias” – grandes mas nem tanto – e curtir as fotos. Assim você atrai quem tem os mesmos interesses que você ao seu perfil. Essa foto aí embaixo acabou indo pro perfil da Viagem e Turismo graças à #!

@amanda.saviano Instagram (2)

Ah, e ninguém gosta de foto lotada de ###, então, maneire na dose e selecione bem as que irá usar. O IG só permite até 30 hashtags por foto. Dica para não poluir: dá para colocar # nos comentários, o que deixa a legenda mais clean 🙂

3. Saiba a imagem que você quer

Não precisa ser o melhor fotógrafo do mundo para conseguir boas imagens. Muitas das minhas melhores fotos foram amigos meus que tiraram no chute. Eu que depois ajustei o enquadramento e cortei “frestas”, isso é facinho com tanto app de edição e no próprio IG, falarei mais à respeito abaixo.

Não quero – e nem posso! – ensinar fotografia, afinal, não sou profissional nisto nem nada, contudo, tenha uma visão de como quer que sua foto saia. Parece óbvio, mas busque por inspirações e veja do que gosta e não gosta. Também saiba o que funciona para você; às vezes, aquela pessoa com o perfil lindoooo tem uma máquina profissional, fotógrafo à disposição, fez curso de maquiagem e é formada em design. Não se compare e crie sua própria identidade.

Por exemplo, percebi que gosto muito de fotos bem coloridonas e onde apareço distante, quase como um pontinho ou parte da decoração da foto. Desta forma, tento conseguir isso, o que nem sempre dá. E tudo bem! Essas fotos aí embaixo foi o carinha do hostel, o guia, a tia na rua quem tirou. E deu certo. Eu ficava “vai mais pra trás, não tem problema eu mal aparecer!”, “isso, beeem longe, relaxa com o zoom”. Como muitas outras vezes, por mais que me esforçasse, não deu… e tudo bem também!

IMG_20161009_105859

As fotos não precisam ser iguaizinhas e estar sempre dentro do padrão idealizado, apenas saiba o que funciona para você e tente manter. Se não deu, já sabe… tudo bem! É pra ser divertido, não uma obrigação!

4. Engajamento

Quanto mais curtidas, comentários e interação com outros perfis e fotos você tiver, mais o Instagram te vê como alguém ativo e engajado, e destaca mais o seu perfil para os outros. Não custa nada elogiar a foto maravilhosa do fulaninho ou mandar um direct message para um perfil que você gosta e admira. Olha aí o trabalho de formiguinha…

O algoritmo dele vem mudando constantemente, e várias pessoas se empenham em descobrir segredos dos números por trás da plataforma. No fundo, a maneira de manter-se relevante é criar conteúdo relevante. Focar só em curtidas e impressões não adianta de nada se você não tem o que mostrar. Qualidade e consistência!

5. Aprenda a usar filtros

Edição de fotos é algo que pode influenciar TUDO na sua postagem. Escolher um filtro pronto e apenas aplicá-lo na imagem não te dá a liberdade de personalizar e/ou profissionalizar seu perfil.

No IG, ao selecionar uma foto para postar, clique em seguida em “avançar” e, no canto direito embaixo “editar”. Comece a brincar com luz, saturação, ângulos, temperatura… é uma beleza! Um app que gosto bastante e é bem tranquilo de utilizar é o Snapseed. Além desses mesmos features que comentei, tem como apagar errinhos, filtros prontos mais profissas, expansão ou corte de fotos, enfim… prático e fácil. Dá pra melhorar demaaaais qualquer foto! Fica a dica! 🙂

6. Fotos na vertical

O Instagram permite que você module o tamanho da foto que postará, claro que com um mínimo e máximo de tamanho. Evidente que fotos maiores chamam mais atenção quando alguém está passeando pelo feed. Procure postar fotos na vertical, NUNCA “alongadas” na horizontal, pois a chance desta “desaparecer” e aquela se destacar, são grandes.

Exercício: vá agora pro seu feed da plataforma e veja a diferença entre o tamanho das fotos de quem você segue. Viu como quem posta na vertical se destaca bem mais?

7. Sinceridade e autenticidade nas legendas

Ninguém gosta daquilo que não soa verdadeiro. Vai postar uma foto porque amou o ambiente? Reflita isso. Porque se achou super gato/a? Não tenha vergonha de expressar. Frases prontas e de efeito são bacanas quando de fato representam seu estado de espírito. Acredite: o público percebe!

@amanda.saviano Instagram (1)

8. Pense no horário de postagem

É fato: fotos segunda, terça, quarta, quinta e domingo após às 18h bombam mais que fotos em qualquer horário de sexta e sábado, afinal, é quando há mais pessoas online. Se bem que muitas vezes uma foto sábado de manhã pode bombar muuuito, o Insta sempre tem dessas loucurinhas hehe

9. Networking!

Conforme fui crescendo na rede social, pessoas vinham falar comigo, eu ia falar com outros, enfim, conheci gente, mesmo que virtualmente. Rola uma troca super legal entre IGs de um mesmo nicho e um ajuda o outro – claro que às vezes não há essa reciprocidade, mas não é sempre. Assim como em qualquer aspecto da vida, é preciso comunicar-se e interagir com seus pares. Networking, networking, networking!

10. Faça porque gosta, não porque quer aparecer e tornar-se influenciador/famoso/popular

É aquela premissa básica: quem começa pelos motivos errados, não vai longe. Cultive um IG bacana e destaque-se porque quer dividir imagens com o mundo, não focando em um objetivo final.

Curtiram? Adicionariam/tirariam algo?

Beijos,

Amanda

Anúncios

13 comentários Adicione o seu

  1. Mapa na Mão disse:

    Adorei as dicas, até porque acabo às vezes deixando o Instagram um pouco de lado e não cresce como eu gostaria. Obrigada por este post. Beijos.

    Curtido por 1 pessoa

  2. ótimas dicas!!! Tento aplicar tudo direitinho mas meu IG só cai… Tô fazendo muita coisa errada!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Espero que as dicas ajudem!

      Curtir

  3. Gisele Ramos disse:

    Maravilhosas dicas, Amanda! Vou colocar em prática as suas dicas.

    Beijo, obrigada!

    Curtido por 1 pessoa

  4. Adorei as dicas! Salvei o post! ❤
    Tem pequenos detalhes que fazem toda a diferença na qualidade das fotos!
    Vou prestar mais atenção nas minhas próximas fotos para tentar melhorar os resultados.

    Curtido por 1 pessoa

  5. Amei o post! Tenho um perfil no Instagram e vou utilizar essas dicas. Acho legal fazer um IG relacionando a algo você goste e eu adoro viajar. Super obrigado por compartilhar suas dicas.

    Curtido por 1 pessoa

  6. Luiza Cardoso disse:

    Adorei as dicas e super concordo com você, crescer no insta é realmente trabalho de formiguinha! rss! Mas é muito gostoso!
    Parabéns pelo destaque no viagem e turismo! 😉

    Curtido por 1 pessoa

  7. Adorei você ! Compartilhando dicas tão legais!! Mas o tal do engajamento pega, né? Oh céus!! Beijos

    Curtido por 1 pessoa

  8. casalventura disse:

    Adorei as dicas. Exatamente o que fazemos, sendo assim, estamos no caminho certo. Ehehhe

    Curtido por 1 pessoa

  9. Olá Amanda 🙂
    Posso prguntar como descobre quais as hastags médias? Vou fazer isso, faz muito sentido realmente. Parabéns pelo trabalho e pelas dicas!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi Catarina! Que bom que gostou! Normalmente perfis grandes criam suas próprias hashtags e as divulgam na descrição do perfil! O segredo é fuçar rsrsrs

      Curtir

Opine aqui à vontade!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s