Eu queria muito fazer um safári na África do Sul, mas isso requer tempo e eu não poderia ficar muitos dias no país, só que graças à Pretvan Tours, consegui fazer um “mini” rs! O Lion & Safari Park!
O Danie – dono da empresa – e a Henna, sua esposa, me buscaram pontualmente no hostel que estava hospedada para ir ao Lion & Safari Park. Fui eu e eles no carro, muito bacana ir batendo papo e conversando sobre a cultura sul-africana, sua história e toda a indústria de turismo de safáris.
Uma coisa que chama a atenção deles é que muitos brasileiros não falam inglês e eles tem dificuldade em passar todas as informações, o que é uma pena, pois o melhor dos tours está em todas as curiosidades e conteúdo que eles transmitem.
O Lion & Safari Park fica a uns 45 minutos de Joanesburgo, bem tranquilo de chegar de carro! É considerado um dos melhores lugares para ir na cidade! Logo na entrada, você vê a boa infraestrutura do local, com seus 600 hectares de terras.
Ceticismo
Antes de tudo, um adendo: estava cética em relação a este passeio, já que sou super contra zoológicos e encarceramento de animais. Vi muitas coisas das quais não curti, e relatarei aqui, afinal, devo isso aos leitores. Mesmo assim, o L&S Park preocupa-se com o bem estar de seus animais e segurança. O grupo de guias, voluntários e todos os envolvidos no mantenimento do local me pareceram sérios, bem instruídos e preocupados.
Enfim, vamos ao mini safári! O Danie e a Henna me deixaram num ônibus/carreta/não sei dizer (olha a foto) e seguiram para uma sala de staff. O transporte era semi-aberto, dava para esticar a mão facinho para fora. Logo no começo uma girafa “atacou” o busão kkk eu amei e me diverti!
Logo em seguida, começamos a entrar nas zonas dos leões e outros animais. Veja bem, aí que me incomodou: há separações claras entre os animais, suas famílias e tal… num safári meeesmo você tem que dar sorte de trombar com algum animal. É algo de sorte, ver a natureza ao seu melhor.
Já no Lion Park, há a certeza de encontrá-los. Eles até tem nome e reconhecem os guias… me lembrou muito um zoológico maior, sabe? Só que os animais estão bem mais soltos que livres que num zoo normal.
Fiquei fazendo algumas perguntas e todos os animais nasceram lá – e morrerão lá, como o guia bem frisou – e tem o melhor tratamento possível.
Lion & Safari Park
Vem aí uma avalanche de fotos de animais! Mas repare: há grades, placas, separação…
Esse passeio no veículo para ver os animais dura cerca de 1h, dependendo das paradas. Além desse passeio, o local também oferece opções mais longas, possibilidade de ver mais animais, enfim, você faz seu pacote! No site tem as tarifas e possibilidades. Ah, é possível ir com seu próprio veículo, dirigindo como quiser pelo parque! Deve ser bem interessante também!
Filhotes
Saindo de lá, reencontrei o Danie e o mesmo me levou para outros dois locais, inclusos no preço do parque; fazer carinho em filhotes de leão e alimentar girafas.
Ok, vamos lá: estranhei. Como pode esses filhotes estarem lá, de buenas, recebendo carinho de estranhos durante horas a fio? A explicação que me deram é que são filhotes rejeitados pela mãe (algo natural no mundo selvagem dos leões), e eles invariavelmente iriam morrer tentando sobreviver sozinhos, por isso o parque os acolhe e cuida.
Sei lá, não me pareceu natural, eles todos dorminhocos e um monte de gente sorrindo e tirando foto. Já a girafa fica lá comendo sem parar das mãos dos turistas haha

Impressões
Mesmo com meu ceticismo e desconfiança, não dá pra negar que todos os animais são bem tratados e estavam bem. É com certeza uma opção para quem não tem muitos dias para investir num loooongo safári africano, e sim nessa versão mini, com a garantia de ver de pertinho muitos leões, girafas, cachorros selvagens, tudo o que está na foto e não sei o nome biológico corretinho e não quero dar fora kkk
Lá no complexo do parque há muitas lojinhas, restaurantes deliciosos (sorveteria, hambúrguer, cafezinhos…), parquinhos para crianças pequenas e possibilidades de ver, além dos filhotes de leões, filhotes de cheetas e coelhinhos hehe
A ida com a Pretvan Tours deixou a experiência ainda mais rica, já que eles tem muitas informações interessantes, sabem demais da cultura e da região. Aliás, vale muito olhar no site todas as possibilidades de tours no país que eles oferecem! O fato de ser uma agência pequena faz com que tudo seja personalizado e privativo!
O safári no Kruger Park é um dos seus maiores destaques, e o Danie e a Henna fazem tudo: reservam, te buscam, dirigem até lá, passam o dia fazendo o passeio com você… dois queridos! Só mandar um e-mail e eles respondem!
O passeio com eles não acabou por aí, logo seguimos para o Lesedi Cultural Village, que vem em outro post 🙂
Beijos,
Amanda
A visita foi oferecida ao blog amandAqui como cortesia, o que não interfere na opinião expressada neste post.
Que legal esta alternativa, nós também estamos planejando fazer um Safari no próximo ano, mas estamos bem tendenciosos a conhecer o Kruger 🙂 De todas as formas bom saber que tem opções mais rápidas tb