Guia Malta: completo e definitivo!

Intro

Eu não sabia que Malta era um país. Foi em 2015, na Bolívia, que finalmente conheci um maltês que me contou sobre o país, seus costumes, cidades e atrações. Uma sementinha foi plantada aí. Em seguida, uma amiga (Bianca, que já colaborou aqui pro blog!) que conheci na Espanha havia passado três meses em Malta estudando inglês. Pera aí, inglês?!

Localizada no Mar Mediterrâneo, é composta por três ilhas: Gozo, Comino e sua principal, chamada Malta mesmo. É a maior densidade demográfica da Europa, com 1.322 habitantes por km², numa população total de 418.000 habitantes (censo 2010). Tem duas línguas oficiais, maltês e inglês, por isso muitas pessoas vão lá estudar a língua graças aos preços convidativos de escolas de intercâmbio se comparados com EUA, Austrália, Inglaterra…

Ao longo de sua história, pertenceu à diferentes povos; italianos, franceses, ingleses… e sua cultura e culinária refletem muito desta mistureba! Hoje é uma República independente e participa da União Europeia desde 2014.

É incrível o número de pessoas que confundem Malta com mais uma ilha do arquipélago italiano (eu mesma no começo, por acaso)! Mas é um país rico, charmoso e de ótimo custo-benefício! Além de divertidíssimo – tem sim um bairro agitado com festas e balaaaada – e interessante, afinal, em meia hora de carro você passa por umas 5 cidades! hahaha

Passei quase uma semana lá, e talvez teria até ficado mais! Aqui, mas melhores dicas deste país apaixonante!

O que ver e fazer?

Eu não aluguei um carro, pois confiei no transporte público de Malta. Hmm… talvez eu repensasse isso hehe. Basicamente, há vários ônibus, mas eles não seguem horário e podem se recusar a pegar passageiro caso queiram. Terrível. Mas são limpos, a maioria tem ar condicionado, passam pelos principais pontos do país e dá pra ver bastante paisagem enquanto anda-se neles. Logo, é algo a se ponderar caso queira alugar carro por lá.

As áreas (cidades! hehe) mais agitadas e com maior número de hotéis e turistas é Sliema e St. Julian’s. Acabei não ficando em nenhuma delas, mas não me importei, pois como as atrações são muito “espaçadas”, sempre haverá algum local longe e algum perto rs

Claro que a atração principal do país são as praias! Contudo, cada qual tem sua peculiaridade e são bem distantes uma das outras. Vale passar um dia focado em alguma praia pra não se estressar com locomoção. Vamos às melhores dicas e passeios imperdíveis? Lembrando que a linda Bianca fez um post suuuuper completo com as melhores praias de Malta já! Segui muitas das dicas dela na minha viagem 🙂

Fond Gadhir

Aproveitar o mar na tranquilidade de uma piscina. Hahaha parace confuso? Basicamente, Fond Gadhir (localizado em Sliema!) são um monte de piscinas de pedra construídas na boca no Mediterrâneo, desde o século 19. Consegui pegar uma só pro meu grupo e foi uma delícia! Pertinho tem bares com banheiro e comida, e fica super confortável de ir comprar algo caso precise.

Malta

Golden Bay

Uma das poucas praias com ampla faixa de areia no país. Comparada com as brazucas, não é nada espetaculaaaar, sabe? Mas boa para mergulho e com ótima infraestrutura para receber turistas; aluguel de guarda-sol, restaurante, banheiro, etc. De ônibus demorei quase 1 hora desde St. Julian’s.

Malta

Malta

Mdina

Antiga capital de Malta, possui incríveis 290 habitantes (2014)! Amuralhada, arquitetura belíssima e rica em História. Vale passar uma tarde flanando se quiser dar um tempo das praias. Não tenho foto, mas garanto que a catedral é de babar! Um lugar bem romântico!

Azure Window

É muito triste, mas um dos lugares mais bonitos de Malta colapsou. Sim, a Azure Window que você vê nas fotos aqui não existe mais 😦 mesmo assim, as piscinas naturais ao seu redor ainda são uma delícia para aproveitar! E há as cavernas com uma luz quase surreal. Pra esse passeio, é só pagar 4 euros que um cara te leva de barquinho! Super divertido! A principal paisagem não existe mais, e era o principal chamativo da ilha de Gozo. Conto um pouco mais da ilha abaixo… (as imagens aumentam ao clicá-las)

Gozo

Gente, eu sei, nome estranhíssimo. Mas vamos lá rs a segunda maior ilha do país, com cerca de 37.000 habitantes (2014). Aliás, para chegar a Gozo é necessário pegar um ferry desde o norte de Malta. Pode ir despreocupado que tem muitos saindo ao longo do dia – viagem curtinha até a outra ilha-, e dá para fazer bate-volta em Gozo ou até mesmo passar uma noite, como eu fiz.

Há várias praias e baías para se aproveitar, e alguns restaurantes bem gostosos. O interessante é se perder e ficar boquiaberto com o tanto de cultura contido nesse país. Eu me hospedei num Airbnb (olha meu código de desconto aí!) na cidade de Gharb e foi super bacana observar a região ao anoitecer, fica numa paz e silêncio! Além da Azure Window, eu visitei também Xlendy Bay, que tem restaurantes bem turistões, mas uma vista linda da água. (As imagens aumentam ao clicá-las)

Paradise Bay

Praia de areia, água bem bonita e ótima para mergulhar. Para chegar de ônibus, precisa descer longe e caminhar um pouquinho, além de dirigir bastante, pois fica ao norte da ilha, perto de onde se pega a balsa para Gozo. Tem esse nome mas não achei a melhooor assim não. Mas bonita e tranquila, com infraestrutura!

Malta
Curtindo fim do dia…

Marsaxlokk

Um povoado graciiinha, com cara de interior europeu mas com grande movimentação de barcos! Conheci por acaso, quando esperava o ônibus de volta depois de um dia intenso em St. Peter’s Pool (leia abaixo). Fiquei papeando um tempão com um senhorzinho maltês que após viver anos no exterior, havia escolhido aquela cidade para se aposentar. É pequenina, pracinha com restaurantes e igreja principal, mas um charme e cheia de opções para comer!

Malta
Não julguem a foto de celular
Malta
Não julguem a foto de celular 2

St. Peter’s Pool

De longe, minha preferida! Que lugar legal!!! Gosto tanto que é a foto de capa deste post rsrs Também de acesso difícil (se for de busão prepare-se para caminhar!), mas muito divertida! Tem lugar para pular alto, lugar tranquilo para um mergulho e, se você for se aventurar e caminhar um pouco além, vai encontrar um local de cultivo de sal quase deserto! Acabamos ficando um tempinho lá pelo “sal”, mergulhando e aproveitando a vista maravilhosa, sem ninguém nos atrapalhando! Para mim, o local must-go de Malta! Ah, leve seu próprio lanche pois não há infra e, o que tem, é explora-turista total!

Malta
Amo essa foto!
Malta
No meio do cultivo de sal!
Malta
Sim, fiquei pulando deste penhasco!
Malta
E no meio das pedras… rs

Blue Lagoon

Não consegui ir à Blue Lagoon 😦 muita gente diz que é imperdível, mas como queríamos ver várias outras coisas primeiro, acabamos postergando, postergando… no fim tivemos que escolher entre ir lá ou visitar outro ponto turístico e não me arrependi de ter escolhido outro! Achei bonita nas fotos, mas muito turista por lá, deixando o local lotado. E no fundo, o que é esta praia se comparada com o Caribe, né? rs Mais um motivo para voltar a Malta! De qualquer forma, vejam no post da Bianca dicas sobre a Blue Lagoon 😉

Blue lagoon2
Créditos: Bianca Accorsi

Paceville

Região situada entre Spinola Bay e St George’s Bay, não tem erro: quer agito? Vá pra lá. Ruas cheias de bares e baladas, para vocês entrar e sair sem comprometimento, muuuuitos turistas e jovens europeus em busca de badalação e, claro, preços de bebidas inflacionados rs. É o local menos histórico e charmoso de Malta, com certeza hahaha, confesso que me diverti muito por lá e até esqueci da câmera, por isso a ausência de fotos 😉

Valletta

Que os críticos não me matem, mas esta blogueyrah estava curtindo tanto o passeio por Valletta que não se preocupou em tirar boas fotos hahahaha #semjulgamentos, então vamos nos contentar com as três aqui abaixo.

Considerada Patrimônio Histórico Mundial pela UNESCO, a capital de Malta, fundada no século 16, é pequenina, com cerca de 5.000 habitantes e muuuuitas igrejas. MUITAS! rs, a cada esquina há uma. A arquitetura é super histórica, com mais de 300 pontos de conservação, e vielas e mais vielas encantadoras. Uma pena que eu não tenha tirado tantas fotos. Vale também achar um miradouro para acompanhar o Mediterrâneo e sua movimentação. Tem um ferry que liga Valletta a Sliema, então fica fácil se locomover entre as cidades.

Se puder, visite a St John’s Co-Cathedral e o Portão da Cidade, monumentos lindos!

Há hotéis, museus e restaurantes na capital, assim, consiste em outra boa opção de hospedagem. Fato curioso: muitos “phone boots” vermelhinhos como o da foto espalhados por lá! Uma graça! Ela pode ser super bem explorada em uma tarde/noite, vale o passeio. Ah! Apesar de pequena, cheia de sobe-e-desce, então prepare-se para caminhar!

Onde comer?

Piccolo Padre

Por causa da proximidade com a Itália e da História de ocupações, a culinária maltesa compõe-se bastante de tradição italiana. Logo, a maioria dos restaurantes oferece massas e pizza.

Íamos comemorar um aniversário e o Piccolo Padre foi a indicação, tanto por brasileiros quanto malteses. Fica localizado em Sliema, na Balluta Bay, bem rente ao oceano. Mega gostoso, comida italiana num local com varandão para o mar, atmosfera delícia e aconchegante, ouvir o barulho das ondas enquanto se comia foi muito legal. Só o serviço, por causa da demanda da noite, estava meio devagar…

Malta
Fui de pizza, não comi tudo, tá?! kkkk

The Avenue

Local bem em conta e popular, no coração de Paceville! Viemos aqui pré-noitada. Não é nada espetacular, pelo contrário, lembra qualquer cadeia de restaurante italiano, mas é uma boa opção para comer barato, em opções bem servidas e rápido no buxixo de Malta e numa atmosfera bem animada!

Malta
Massa bem americanizada no The Avenue!
Malta
The Avenue, outro prato…

Grazie Mille

Restaurante italiano imperdível em Gozo! Ficava a alguns minutos de onde estava hospedada, por isso o escolhemos para nossa única noite na ilha, mas foi uma aposta super certeira! Conversando com o staff, nos contaram que todo verão vem gente da Itália trabalhar lá, garantindo assim pratos italianos autênticos ao longo da alta temporada! Claro que fica aberto na baixa, mas a demanda não é tão grande.

Ah, além do menu de massas, opções contemporâneas! No meu caso, fui de peixe do dia e, olha, que maravilha! O garçom veio nos mostrar o peixe que seria servido, que acabara de ser pescado. Estava divino! Aliás, tudo, desde a entrada até a sobremesa! Recomendo muito!

Malta
Peixe sensacional em Gozo

Peppino’s

Surpreendente. Quem passa por ele à noite nem liga, já que os tantos outros restaurantes reluzentes e animadões da baía de St. Julian’s tem mais buxixo que o Peppino’s. Mas segui a dica da Bianca e apostei. Que certeira! O restaurante tem vários andares, e subimos até o último, com uma varanda e vista espetacular de Malta e seu calçadão à noite! Além da comida italiana típica feita muito bem e atendimento ótimo.

Malta
A fome fez a foto ficar tremida kkk
Malta
Vista linda linda!

Capistrano

Localizado na capital Valletta, queríamos na verdade ir em outro restaurante, só que o mesmo estava lotado e fechado para fila. Então, caminhando, nos deparamos com esta belezinha. Pratos típicos de Malta, como o coelho! Sim pessoal, comi coelho com gosto e primor! rsrs Tudo estava muito bem feito. É um pouco mais caro que os outros aqui recomendados, mas valeu a pena, ingredientes frescos e atendimento muito bom.

Onde ficar?

Como de praxe, me hospedei num Airbnb rs. Achei a localização OK, mas distante do centro, bem entre Valletta e St. Julian’s. Talvez ficaria num hotel hoje. Dei uma pesquisada e recomendo o Hotel Juliani, com diárias a partir de 160 euros, piscina linda e localização privilegiada, no coração de St. Julian’s. Agora, se quiser ficar na capital charmosinha Valletta, o Hotel Osborne é boa opção, quartos com vista para o Mediterrâneo e diárias em torno de 110 euros.

E aí, o que acharam? Falta algo? Me contem!

Beijos,

Amanda

Anúncios

40 comentários Adicione o seu

  1. Viviane Carneiro disse:

    Nossa… que lugar mais lindo e repleto de atrações maravilhosas! Preciso conhecer Malta. Bjs

    Curtido por 1 pessoa

  2. Uma amiga fez intercâmbio por lá em Dezembro e voltou super empolgada, falando dos detalhes. Assim como você, fiquei mega curiosa e surpresa – nunca tinha parado para ler sobre a Ilha. Adorei o post e já está aqui nos favoritos caso um dia eu passe por lá! Bjs!

    Curtido por 1 pessoa

  3. RoadTrio disse:

    Que completo e que lindo esse formato de guia. Adoramos.
    Malta é incrível e sempre que lemos algo ficamos com vontade de voltar

    Curtido por 1 pessoa

    1. Que bom que gostou =)

      Curtir

  4. Muito informativo o post. Lugares lindos que fica difícil eleger apenas um, mas achei uma delícia o banho nas piscinas de Fond Gadhir.
    Valeu pelas dicas!

    Curtido por 1 pessoa

  5. amamelo disse:

    Eu não sabia nada de Malta antes desse post. Também achei que pertencia à Itália!! Muito bom ler sobre o país!

    Curtido por 1 pessoa

  6. cwrgutierrez disse:

    Malta deve ser um paraíso né? Estou só esperando que as passagens de avião baixem entre Barcelona e Malta para ir visitar esse lindo país.

    Curtido por 1 pessoa

    1. A Ryanair tem sempre promos!

      Curtir

  7. Malta é mesmo um lugar muito bonito. Eu nunca fui, mas tenho amigos que voltaram encantados de lá. Tenho uma amiga que quer voltar mil vezes! O que você conta de Malta e as fotos só vem corroborar o que ouço de lá!

    Morri com tanta comida gostosa!! rsrs

    Como assim os ônibus podem recusar a pegar o passageiro!!! Terrível! 😦

    Curtido por 1 pessoa

    1. Horrivel ne? Mas acontece…

      Curtir

  8. Parece que Malta tem entrado em evidência, tenho lido muita coisa sobre lá. e já entrou pra minha lista de desejos heheh. Adorei as informações no post!

    Curtido por 1 pessoa

  9. Que paraíso você descobriu heim? Eu também, assim como você, mal sabia que Malta era um país! Agora que ja sei, o bicho da viagem já me picou também e agora quero conhecer este lugar especial também

    Parabéns pelo post! Está super detalhado

    um abraço!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Que bom que gostou, Flavio!

      Curtido por 1 pessoa

  10. Alessandra Fratus disse:

    Ando vendo tantas fotos de Malta do Instagram que tô cheia de vontade de conhecer. Adorei o guia. Informações muito úteis pra quem está planejando uma viagem pra esse destino tão interessante.

    Curtido por 1 pessoa

  11. Rafaella disse:

    Que dica legal! Adorei, com certeza vai ficar aqui arquivado. abs.

    Curtido por 1 pessoa

  12. Mariana Bueno disse:

    Eu achava que a língua em Malta era italiano. ahahah Que ótimo saber que é inglês, essa dica de intercâmbio mais em conta é ótima. Fora as lindezas todas, estou aqui encantada!

    Curtido por 1 pessoa

  13. A cor do mar no Mediterrâneo é muito linda!! Uma pena que a Azzure Window não aguentou a tempestade e colapsou. Tenho alguns amigos ingleses que passam ferias de verão em Malta.. Um dia preciso conhecer!!

    Curtido por 1 pessoa

  14. Uau! Adorei conhecer Malta com você! Confesso que até pouco tempo também nunca havia ouvido falar, mas as fotos e seu relato me deixaram doidinha pra conhecer…

    Curtido por 1 pessoa

    1. Vale a pena, Gabriela!

      Curtir

  15. Alessandra disse:

    Adorei suas dicas sobre Malta, estive por lá há uns 4 anos, mas vi pouca coisa. Este lugar é lindo.

    Curtido por 1 pessoa

  16. Parabéns pelo post! Ainda não sabia nada sobre Malta e adorei conhecer um pouquinho deste belo lugar com você.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Que bom que gostou, Ana!

      Curtir

  17. Mapa na Mão disse:

    Eu também não sabia que era um país e nem estava na minha lista, mas, por favor! Com este post maravilhoso, estou agora morrendo de vontade de ir. Que lindo!!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Que bom que deu pra inspirar!!

      Curtido por 1 pessoa

  18. bstorquato disse:

    Malta é realmente um paraíso! Está nas minhas prioridades de viagem. Ótimas fotos Amanda.

    Curtido por 1 pessoa

  19. rui batista disse:

    Muito bom e extremamente completo 🙂 Gostei particularmente de La Valeta e de Marsaxlokk. Certamente um destino a voltar, preferencialmente no inverno 🙂

    Curtido por 1 pessoa

  20. Lugar maravilhoso demais! Tenho acompanhado diariamente suas aventuras pelo instagram e não tem um dia que eu não fique babando, morrendo de vontade de ir pra lá agora mesmo rs…

    Curtido por 1 pessoa

    1. Ah que bacana saber =)

      Curtir

  21. Luiza Cardoso disse:

    Aiii, sou louca para conhecer Malta! Ainda mais agora depois de ler esse post! Eu sabia que tem bastante lugares lindos lá, mas só tinha ouvido falar desse que foi o seu preferido, o St. Peter’s Pool! Fiquei chocada quando me falaram que talvez o mar engula esse cantinho do paraíso! Preciso ir correndo conhecer, mas espero que não suma! =(
    Salvei seu post nos meus favoritos, amei as dicas! ^^

    Curtido por 1 pessoa

  22. Você não sabia que Malta era um país, e eu não sabia absolutamente nada de Malta antes de vir parar aqui no blog. E o post tá super completo mesmo, um super guia! Eu fiquei desejando a cor desse mar, num verão europeu que ainda quero viver! Quero muito Malta na minha vida! ❤

    Curtir

  23. Olha que história curiosa: meu irmão eh cego e sempre foi apaixonado por Malta. Quando éramos novos eu tinha que ler td que saia sobre o país! Me apaixonei tb… Mas ainda não conheço, ele já!! Amei as dicas, as fotos estão demais

    Curtido por 1 pessoa

  24. Carla Araujo disse:

    Que lugar mara!!!! Fiquei encantada tb, e confesso, nunca havia passado na minha pela minha cabeça conhecer Malta!Adorei!

    Curtido por 1 pessoa

  25. Eloah Cristina disse:

    Uau!!! Estou começando a ficar com vontade de ir para Malta também. Tenho visto tanta matéria e fotos legais. Parabéns pela publicação completinha!

    Curtido por 1 pessoa

  26. Fui para Malta em 2007, uma das minhas primeiras viagens internacionais para destinos mais diferentes e foi amor a primeira vista!!! As pessoas precisam realmente descobrir esse país!

    Curtido por 1 pessoa

  27. Edson Jr disse:

    Quase que a gente foi para Malta esse ano, porém acabou que não deu. Mas acho que ano que vem não passa… rs.. Muito bom post Amanda.

    Curtido por 1 pessoa

Opine aqui à vontade!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s