Desbravando Belo Horizonte!


Quem estava com saudade das colaborações da Bruna Cosenza, dona do Para Preencher? Essa amiga querida acabou de voltar de uma viagem por terras mineiras e vai contar em vários posts suas impressões e aventuras! Confiram!


Por Bruna Cosenza

Sempre tive muita vontade de conhecer Minas Gerais e as suas peculiaridades. Confesso que conheço pouco desse Brasil e ainda tenho muitos lugares na minha lista. Bom, finalmente tive a oportunidade de explorar terras mineiras e foi com certeza uma experiência maravilhosa e enriquecedora.

Meu roteiro de cinco dias começou por Belo Horizonte, continuou por Inhotim em Brumadinho e terminou em Ouro Preto. Aproveitei o feriado de Corpus Christi e, apesar de ter ficado aquele gostinho de quero mais, deu para aproveitar bastante.

Esse post será sobre a primeira parada: a querida cidade de Belo Horizonte (ou Beagá). Bom, para começo de conversa, quero deixar claro que essa é uma ótima viagem para fazer com amigos, família ou namorado(a). Independente de quem for com você será muito gostoso. Se você for daqueles viajantes solitários só não recomendo muito ir para Inhotim sozinho, porque é um pouquinho mais complicado chegar por lá – mas é claro que isso varia muito de pessoa para pessoa também.

Saímos de São Paulo na quarta-feira de manhã e chegamos por volta das 10h em Confins. Depois de toda a função no aeroporto, passamos na Unidas, onde alugamos o nosso carro. Aqui a minha dica é: para ir à Inhotim é importante pegar um carro bom, porque a estrada não é das melhores. Prefira gastar um pouquinho a mais e ter mais conforto nas estradinhas de Brumadinho.

Assim que pegamos o nosso carro partimos para a linda Beagá. Não sabíamos direito para onde ir, mas tinha pesquisado que Savassi era um bairro gostoso com várias opções de restaurantes e barzinhos, então fomas para lá. Uma coisa curiosa é que na estrada tinha uma corredor de ônibus incrível entre as faixas de carros, com pontos de ônibus cobertos  – dá até vontade de usar transporte público, sabe? Achei a proposta super bacana, mas infelizmente o corredor não continua dentro da cidade, ficando apenas nessa rodovia.

Belo Horizonte - BH (3)Belo Horizonte - BH

Enfim, chegamos a Belo Horizonte e, mais especificamente, ao bairro da Savassi. Passamos em frente ao shopping Pátio Savassi e estacionamos o carro perto da famosa praça Savassi para, assim, começarmos a desbravar o bairro. A pracinha da Savassi é um amor, principalmente porque estava toda enfeitada com bandeirinhas de festa junina.

Belo Horizonte - BH (2)Belo Horizonte - BH (4)

Infelizmente, não achamos nada muito atrativo para almoçar por ali e acabamos indo parar num restaurante árabe chamado Vila Árabe. Não foi dos melhores, mas bem barato e deu para se comer bem. O bom foi que enquanto procurávamos um restaurante conhecemos mais do bairro e o que eu mais gostei foram as grandes praças com calçadonas, o que dá um clima super gostoso para a cidade.

Vila Árabe Minas Gerais Belo Horizonte

Belo Horizonte - BH (7)Belo Horizonte - BH (6)Belo Horizonte - BH (5)Belo Horizonte - BH (1)

Depois do almoço voltamos para a praça da Savassi e tomamos um sorvete na Fiorella Gelato. Pontos positivos para a sorveteria! Além de mais barata do que as sorveterias de São Paulo, é super gostosa. Ficamos sentados nas mesinhas da pracinha e aproveitamos o momento para curtir a cidade.

Fiorella Gelato Belo Horizonte Minas Gerais (1)Fiorella Gelato Belo Horizonte Minas Gerais (2)

Continuando a explorar, partimos para o lugar que conquistou o meu coração na cidade: o Café com Letras. Tinha visto algo sobre na internet, mas nem tinha grandes expectativas. Quando cheguei lá, meus olhos brilharam: o lugar é simplesmente encantador. Imaginem um café/bar/restaurante (isso mesmo, tudo num mesmo lugar) junto de uma livraria. Não tem como não se apaixonar! É super charmoso e tem mesinhas na calçada. Fiquei tão animada que até pedi um drink de melancia para curtir aquele fim de tarde em Belo Horizonte.

Café com Letras Belo Horizonte BH Minas Gerais (5)Café com Letras Belo Horizonte BH Minas Gerais (6)Café com Letras Belo Horizonte BH Minas Gerais (3)

Para mim, esse foi um dos pontos altos da viagem, principalmente porque me senti acolhida pela cidade. Era fim do dia, as pessoas se sentavam nas mesinhas, papeavam, pediam drinks e petiscos e curtiam a véspera de feriado. A atmosfera estava completamente perfeita. E não é mesmo que as coisas mais simples da vida são aquelas que mais nos encantam? De tudo o que vimos durante a viagem, o que mais me deixou saudade foi o Café com Letras. Esse lugar simplesmente me pegou de jeito e, se eu pudesse, passaria vários finais de tarde por ali.

Café com Letras Belo Horizonte BH Minas Gerais (7)

Café com Letras Belo Horizonte BH Minas Gerais (2)Café com Letras Belo Horizonte BH Minas Gerais (1)

Infelizmente, tivemos que ir embora cedo porque no primeiro dia já íamos dormir em Casa Branca – Brumadinho, pois na quinta feira já estaríamos explorando o maravilhoso parque de Inhotim. Por volta das 18h nos despedimos do encantador Café com Letras e seu bairro de Savassi para pegarmos a estrada em direção à Brumadinho.

Poucos minutos depois de ter ido embora já estava com saudades. E mais: já estava planejando em minha cabeça quando voltaria à Belo Horizonte para curtir de novo aquele clima tão peculiar da cidade.

O mais estranho é que a cidade não tem nada a ver comigo. Eu sou uma pessoa que gosta de lugares antigos e com arquitetura histórica – cidades como São Paulo não me encantam muito. No entanto, por algum motivo, Beagá me encantou. Fiquei me perguntando se foi porque eu era uma turista na cidade e quando somos turistas nossos olhos brilham mais com aquilo que não é rotineiro para nós. Até agora não consegui desvendar, mas ficou a certeza de que preciso retornar não apenas a querida Belo Horizonte, mas ao Café com Letras.

No próximo post começaremos a saga por Inhotim! E vem coisa boa por ai ❤

Por Bruna Cosenza

3 comentários Adicione o seu

  1. Viajento disse:

    Moro aqui em Beagá há muitos anos, mas quase não faço postagens sobre a cidade. Quando voltar, pode me falar que eu vou adorar dar as dicas! P.S.: também adoro o Café com Letras!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oba, falo sim! E aviso a Bruna também!

      Curtir

  2. Beagá me parece mesmo tao acolhedora! Eu ainda só conheço a cidade por rápidas passagens, nunca tive oportunidade de me demorar por lá! Mas sempre sai com a impressão de querer voltar, por também me sentir muito bem acolhida!
    Que lindo esse Café com Letras! Vontade de ter um aqui pertinho pra aproveitar todo dia! Fiquei encantada!

    Curtido por 1 pessoa

Opine aqui à vontade!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s