Que tipo de viajante é você?

Você já se pegou julgando turistas ao longo de uma viagem? Dando risada dos tipos clássicos e estereótipos tradicionais? Reuni aqui uma lista com 12 destes perfis, para você ler, se divertir, e claro, tentar se identificar!

Ocasional

Aquela pessoa que não viaja sem um motivo: tem que ser casamento da prima na praia, comemoração de aniversário da colega de trabalho, assistir ao show da banda preferida em outra cidade, visita ao tio de segundo grau, ver a missa do Papa que acontece poucas vezes ao ano… viajar por viajar não vale, tem que ter justificativa! Dificilmente vai desacompanhada e gosta de ter família e amigos por perto.

Pioneiro

Ir para onde todo mundo já foi? Sai fora! O viajante pioneiro gosta de explorar e ostentar lugares exóticos e inóspitos, em que nenhum conhecido já foi. Nova York e Paris? Tão ultrapassado… ele gosta mesmo é de curtir um glamping no Zimbabwe ou um mergulho nas ilhas Canárias.

japão-tóquio

Colecionador de pontos turísticos

Este viajante vive pela máxima “se não tirou foto naquele ponto, nem visitou o país!”. Gosta mesmo é de acumular marcos, Estátua da Liberdade nos EUA, Cristo Redentor no Rio de Janeiro, Templo Branco na Tailândia, Torre de Pisa na Itália, etc. E tem que dividir tudo nas redes sociais e juntar muitas curtidas!

Gourmet

Qual a graça de visitar um país ou uma cidade sem experimentar sua culinária local? Este viajante pesquisa os principais restaurantes do destino, faz uma lista, fuça redes sociais para ver fotos, para que, na hora da refeição, saiba exatamente onde ir e o que comer! Vale restaurante de chef francês renomado em Cannes, pub escondido e sujinho na Irlanda, fast food sem tradução em Pequim… o que conta é encher o estômago de bons temperos.

Peregrino

Ir sem um propósito claro, e muitas vezes sem data para retorno, é a característica do clássico viajante peregrino. À procura de respostas para tormentos dentro dele, busca por templos, centros de meditação ou grupos de pessoas que estão na mesma sintonia. Tipo a Julia Roberts em “Comer, Rezar, Amar” na parte da Índia, sabe? Para eles, principais destinos são asiáticos, berço da filosofia oriental.

 

Mochileiro

Nem precisa de descrição, né? Hostel, busão, chinelo no pé. O mochileiro não procura esbanjar, vai pela vibe local, gosta de conversar com tudo e todos, pechinchar passeios, descobrir novidades que nenhum turista já foi e, claro, curtir algumas festas no fim do dia com a turma que conheceu na viagem!

Sol e mar

Caminhar pela cidade, escalar montanhas, esquiar? Traz a água de côco e a espreguiçadeira! O viajante sol e mar aprecia mesmo é conhecer praias, aproveitar resorts e ser muito paparicado no hotel! Para ele, férias são sinônimo de se desligar do mundo, e nada melhor do que um belo dia ensolarado ao lado da piscina ou do mar, em destinos como Curaçao!

Curaçao_Kenepa Grandi

Seguidor de modinha

Viajante que segue capa de revista, descobre o novo lugar que está bombando e já compra a passagem, o guia e acha várias dicas pela internet. Nunca nem ouviu falar, mas, se é o que está sendo recomendado, é o melhor lugar para se estar! Foi o primeiro a visitar Dubai e o Vietnã e agora já está de olho em algum país que acabou de sair na última edição de sua revista preferida.

Intelectual

Complexo Smithsonian, Museu do Louvre, British Museum e Museu do Amanhã fazem o coração deste viajante palpitar. Louco por História e ávido em agregar conhecimento, não desperdiça uma oportunidade em visitar marcos históricos e, principalmente museus, muitos museus!

Malta

Aventureiro

Viajar sem viver grandes aventuras é sinônimo de férias mal aproveitadas para este viajante! Ele vai em busca do maior bungee jump do mundo na África do Sul, se prepara para escalar o Himalaia, atravessa de bicicleta a província de Terra do Fogo na Argentina, mergulha com arraias e tubarões, faz trilha de dias até Machu Picchu e sempre volta com ótimas fotos e histórias!

Consumidor

Muitas vezes associado ao perfil do brasileiro, o viajante consumidor ama um outlet, um shopping gigante ou um centro de entretenimento recém-aberto. Tudo bem se não foi para um lugar novo ou conheceu algum ponto turístico, desde que tenha comprado muito com desconto! Dias reservados apenas para fazer compras e se atualizar das novidades são regra, além de sempre trazer consigo uma listinha de encomendas da mãe, primo, amiga, chefe, vizinho…

Rapidão

É tão difícil sair de férias que, na primeira oportunidade, quer ver tudo no menor tempo possível! Oito cidades em dez dias, dois passeios na mesma tarde, almoço e jantar em restaurantes “must go” mesmo sem estar com fome, dias em que pedala de manhã, esquia de tarde e à noite assiste um musical… Ufa! Essa correria toda o deixa até cansado, mas risca todos os itens da sua listinha e volta com sensação de dever cumprido.

DCIM100GOPROGOPR1160.

O que acharam? Faltou algum? Se reconheceu?

Beijo,

Amanda

 

23 comentários Adicione o seu

  1. Jorginho disse:

    Hehehe…achei ótimo o post. Conheço viajantes de todos os tipo. Agora eu? Um mistura de todos!rs

    Curtido por 1 pessoa

  2. legallypris disse:

    Adorei o post também sou um pouco de tudo kkkk amo viajar e pra qualquer lugar . Bjus Pri canal e blog viagemestelar.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Edson Jr disse:

    Eu acho que a gente pega um pouco de cada um dos tipos, fora que fases da vida também influênciam. Divertida a lista. 🙂

    Curtido por 1 pessoa

  4. Flavia Zenke disse:

    adorei o post e me identifiquei com vários tipos, menos o ocasional porque não preciso de motivo para viajar, Apenas vou kkkk

    Curtido por 1 pessoa

  5. oi Amanda… acho que no final das contas sou, como a maioria das pessoas, um pouco de muitos dessa lista. ehehehe Depende do destino, do momento… É bom sermos múltiplos não é mesmo?! 🙂 bj

    Curtido por 1 pessoa

  6. hahahahaaha, muito legal! acho que nos identificamos com um deles, mas sempre tem um pouquinho de cada também misturado.

    Curtido por 1 pessoa

  7. Haha, adorei os rótulos, e é verdade, isso existe. Eu acredito que me enquadre na mistura de alguns, mas não vou dizer quais são.. rsrs

    Curtido por 1 pessoa

  8. Laís disse:

    Adoreii! Mas não me enquadro em nenhum específico, sou um pouco de tudo. rsrsrs. Mas conheço uns perfis bem típicos de alguns ai. hahaha

    Curtido por 1 pessoa

  9. Adorei! hahaha.. Mas consigo falar qual sou, acho que sou todas! O que importa é ser viajante. rs

    Curtido por 1 pessoa

  10. amamelo disse:

    Acho que não sou nenhuma dessas. Ou talvez um pouco de cada. Definitivamente não sou o consumidor

    Curtido por 1 pessoa

  11. são vários tipos de viajantes né, acho que enquadro bem em uns 5, principalmente o mochileiro e o aventureiro!

    Curtido por 1 pessoa

  12. Mariana Bueno disse:

    Acho que eu tenho um pouquinho de cada um! Depende do momento e do destino. O que importa é viajar!!! =)

    Curtido por 1 pessoa

  13. Ana Coutinho disse:

    Colecionador de pontos turísticos e gourmet (no meu caso tambem de cafes hehehe). Adorei o post 🙂

    Curtido por 1 pessoa

  14. Roberta Lan disse:

    Acho que eu tô mais pra intelectual, rs. Tb gosto de colecionar pontos turísticos, só não sou de postar mto em rede social (exceto quando é sobre a Holanda, mas nem conta pq eu moro aqui, rs). Abraços!

    Curtido por 1 pessoa

  15. angiesantanna disse:

    Mochileiro na veiaaaaaa tô tentando viajar com mala de rodinha desta vez e olha que não tá fácil ahushs

    Curtido por 1 pessoa

    1. Hahaha tbm desapeguei total da rodinha!

      Curtir

  16. Josiane Bravo disse:

    Hehe, adorei, mas como uma tipíca geminiana não consigo me encaixar em apenas uma, sou de tudo um pouco, mas o estilo mochileira vai bem para mim, adoro hostels, dormir em aeroporto, caminhar para econimizar com táxi, etc. Mas, ainda com mala de rodinha hehe, pois não me adaptei com o mochilão por conta da minha altura (sou muito baixa).

    Curtido por 1 pessoa

  17. Cristina disse:

    Adorei o post!!! Somos super pioneiros. Esse é o nosso lema!

    Curtido por 1 pessoa

  18. Sofia Hernandes disse:

    Amands! Amei muito esse post! Fazia um tempo que eu não passava por aqui, então só consegui ver agora. Muito engraçado e divertido. Acho que sou uma misturinha de vários. beijos e saudades

    Curtido por 1 pessoa

Opine aqui à vontade!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s