Itália

Guia Roma: guia completo!

Intro

ROMA – AMOR. Quem não surtou quando descobriu esse joguinho de palavras? hahaha Já fui a Roma duas vezes. A primeira, acho que naquela correria de ver tudo, comer tudo, aproveitar tudo, não gostei taaaanto assim. Além disso, estava um calor infernal e só queria ar condicionado… Na segunda, como já havia conhecido os principais pontos, consegui me libertar dessa correria e realmente sentir a cidade, aproveitar tudo com calma, de fato vivenciar Roma… E que lugar incrível!!!!

Ela é exatamente como os filmes relatam, as pessoas andam de Vespa, você encontra ruínas da Antiguidade em cada esquina, os turistas tomam gelatos artesanais, os italianos falam com as mãos… Que local encantador!

Seguindo o modelo dos outros guias que escrevi, vou listar os que você não pode deixar de ver e comer. Mas, sinceramente? “Engula” a cidade, transborde por suas ruelas, ria com os sons ao redor… O amor de Roma está em sua alegria!

Roma

O que não posso deixar de ver?

Coliseu

Duvido de alguém que não ficou boquiaberto quando viu esta maravilha pela primeira vez. Durante a época do Império Romano, foi palco das lutas de gladiadores (quem lembra do Colin Farrell no filme? kkk), espetáculos de teatro, execuções e batalhas marítimas – eles inundavam o Coliseu de água e metiam barcos lá! -, ou seja, o epicentro da vida na cidade. É impressionante ver como resistiu bem ao tempo! Recomendo comprar o ticket para entrada com antecedência, que dá direito também ao Fórum Romano (descreverei abaixo).

Roma

Roma

Fórum Romano

No passado, reunia os principais prédios públicos, construções e comércio de Roma. Hoje, apesar de ser apenas ruínas, é um complexo gigantesco, que complementa super bem o passeio ao Coliseu.

Gastei bastante tempo e tirei muitas fotos, afinal, não é todo dia que se vê onde o Império Ocidental fora fundado… Mesmo quem não quiser pagar o valor da entrada pode dar uma espiadela em alguns trechos durante o caminho até o Coliseu.

Panteão

Construído há quase dois mil anos, é uma igreja ainda em uso e símbolo de boa arquitetura, além de ter sido palco de filmes como O Código Da Vinci hehe Em seu centro, uma cúpula aberta que dá entrada à luz. Alguns nomes históricos estão enterrados lá, como Vitor Emanuel ll. Entrada gratuita.

Roma

Roma

Fontana di Trevi

Grande símbolo da cidade, ficava localizada no encontro de três rodovias, Tre Vie, daí seu nome. Se conseguir se esquivar por dentre os milhares de turistas, não deixe de jogar uma moedinha de costas fazendo um pedido.

Roma

Piazza Venezia

Se você for ao Coliseu, passará por essa praça. Ele fica na intersecção de grandes avenidas da cidade e contém construções lindas.

Piazza Navona

Também muito recorrente em filmes (quem lembra de Julia Roberts tomando um gelato por lá em Comer, Rezar, Amar?), antigamente era o mercado central na cidade. Hoje é esse lugar lindo que abriga a – tchã – embaixada brazuca na Itália rs. Cuidado com os muitos restaurantes pega-turista no entorno!

Roma

Piazza di Spagna

Praça conhecida pela Escadaria Espanhola (Spanish Steps) e pela constante movimentação de turistas, afinal, tem muitas lojas ao seu redor e é pertinho da Fontana di Trevi.

Roma

Roma

Trastevere

Aqui, não necessariamente um monumento, mas um bairro. E que bairro! Todo o charme italiano em um só lugar! Barzinhos, restaurantes românticos, jovens papeando, crianças brincando… simplesmente encantador! Não tem guia nem roteiro por aqui… O lance é se perder por entre as ruelas e achar um restaurante ao seu agrado para um bom vinho e pizza.

Vaticano

Um país dentro de um país. A única diferença é que você não pode entrar dentro dele hehe pois é: no Vaticano pode-se apenas visitar a Basílica de São Pedro e os “Museus do Vaticano”. Conheci uma historiadora romana que disse que nunca passou disso, e olha que ela requiriu a entrada diversas vezes…

Um lugar considerado sagrado por muitos mas que você só vê até onde a muralha deixa. Logo na avenida principal MUITAS – sério, MUITAS –  pessoas irão te abordar para você comprar o passeio delas. Se você quiser ir com guia explicando e tals, pode até parar pra dar ouvido a eles, caso contrário… a Basílica tem entrada grátis e os museus você pode comprar oficialmente na porta. E não espere encontrar o Papa por lá: quando ele faz aparição, tem todo um esquema e o local lota de segurança, que não deixam qualquer um entrar.

Basílica de São Pedro

A maior Basílica do mundo e o maior símbolo do catolicismo. De fato, arquitetura e decoração maravilhosas, além de vários figurões estarem enterrados por lá. Assim como a maioria das igrejas italianas, é necessário cobrir os ombros para entrar (já levei bronquinha do guarda porque estava de regata).

Roma

Roma
Pietá

Roma

Roma

Museus do Vaticano e Capela Sistina

Um complexo cheio de cultura e História do menor país do mundo! Espere encontrar mooooitas obras de arte renomadas, de artistas que você reconhece dos livros de história – como Rafael e Michelangelo – e babar nas esculturas impecáveis! Chegue cedo para evitar fila, afinal, apenas ao fim do passeio você chega na tão aclamada Capela Sistina (fotos são proibidas…)!

Roma
Jardins do Museu

Castelo de Sant’Angelo

Quase na fronteira entre Roma e o Vaticano está este Castelo, também conhecido como Mausoléu de Adriano, uma vez que o imperador Adriano está enterrado lá! Entrada paga (carinha, não lembro exatamente mas lembro que achei caro), reza a lenda que um túnel foi construído para ligar o edifício ao Vaticano!

Uma vez dentro, você percorrerá muitos andares de maneira circular, entrando em tumbas, túneis, vendo obras de arte, até chegar ao topo, onde uma das vistas mais espetaculares de Roma toma forma! Vale ir no fim do dia pegar o pôr do sol!

Roma

Roma

Villa Borghese

O Central Park, o Ibirapuera, o Hyde Park dos romanos… deu pra sacar? Hahahaha Lá dentro tem museus e jardins lindos, mas o que eu mais gostei foi alugar uma daquelas bicicletas para 4 pessoas e rodar pelo parque! Localizada no alto da cidade, rende vista incrível!

Roma

Roma

Roma

Roma

Onde comer?

Il Vero Alfredo

Como ir a Roma sem provar massa? E que tal a casa dos inventores do fettuccine?! Seguinte: Alfredo estava preocupado com a saúde de sua esposa, que após dar à luz estava se sentindo fraca… e ele surgiu com essa combinação de macarrão fresco misturado com manteiga e parmesão! A partir daí, só sucesso, fama e uma história de mais de 100 anos… Quem for pedir o famoso fettuccine, esteja faminto, pois o prato é grande (custa 19 euros)!

Roma

Roma

Pasta e Vino – Come na Vorta

Brasileiro que lê o título acha engraçado né? Rs Bom, esse primor de lugar foi um achado excelente no já citado bairro de Trastevere hahahaha mas é autenticamente italiano e as massas, maravilhosas! Vale muito a pena, apesar da fila! Não vá se quer algo mais requintado, já que os talheres e toda a louça são descartáveis.

Roma
Foto amadora, acontece…
Roma
Aperitivozinho estava uma delícia!

Ombre Rosse Caffe

Mais uma delícia por Trastevere! Dessa vez, bem no coração e no agito do bairro! Esse restaurante também vale como Pub, e possui mesinhas super gostosas na varanda! Comida italiana clássica, fui de pizza e não me arrependi! Cerveja também compensa!

Roma

Espressos italianos!

Quem nunca ouviu falar do famoso cafezinho? Em quase todos os estabelecimentos italianos, o espresso é servido. Fique esperto: nem nos locais mais chiques ele deve custar mais que 1 euro, tá? Se algum lugar oferecer por 2 euros, fuja que é golpe! Rs! Juro! E se quer recomendação para não errar, vá de Tazza d’oro Caffé, pertinho do Panteão! O espresso é tão gostoso que eles viraram marca e vendem seus próprios grãos (não é caro, se puder, invista!).

Roma

Aperitivo italiano!

O que pode ser óbvio para muitos, também é estranho a vários. Você conhece o esquema de aperitivo italiano? Alguns locais, das 17:00 às 19:00, oferecem o buffet de aperitivo, em que você come TUDO O QUE QUISER se pagar por um drink. Isso mesmo!

Um buffet recheado (claro que depende de onde você for, tem local que tem mais coisa, outros menos…) ao preço de uma breja, ou um aperol, ou um mojito… eu amo, todo fim de tarde ia pimpona procurar algum local que oferecesse! Fiquem de olho porque dá pra economizar beeeem nesse esqueminha #almaMochileira

Onde ficar?

Como de praxe, me hospedei num Airbnb. Adivinhem onde… Trastevere! Localização ótima, apartamento completo e aconchegante! Se quiser um desconto na sua primeira estadia Airbnb, vou te dar aqui ó!.

Roma não é assim tão gigaaaante, então não fuja à regra e fique no centro turístico. Minha recomendação é o hotel Babuino 181, com quartos a partir de 150 euros, luxuoso, café da manhã farto, localizado perto da Escadaria Espanhola e quartos de decoração clean.

Roma

Consegui ajudar? O formato facilita na hora de se organizar? Comentem!

Beijos,

Amanda

Opine aqui à vontade!

Deixe uma resposta

39 comentários

    Eu amei conhecer Roma. Também fiquei boquiaberta quando vi o Coliseu, lembro exatamente da sensação de dar de cara com esse monumento tão incrível. E as comidas então… ai ai, que saudade da Itália que bateu lendo este post!

    Eu adorei Roma e adorei ter me hospedado em Trastevere, com certeza o bairro merece uma vista, uma estada, uma noitada!

    Roma é uma cidade caótica e apaixonante!

    Nunca tinha parado pra pensar na quantidade de atrações q Roma possui! Tudo muito lindo!! *.*

    Roma têm muito atração maravilhosa, vontade de ir em todas.

    Nossa, você colocou as melhores atrações de Roma. Acredita que não conheci o bairro Trastevere? Agora já tenho um bom motivo para voltar. Ótimas dicas!

    guia mais do que completo Amanda, faltou eu conhecer muita coisa, mas quero voltar logo, já salvei pra anotar todas as dicas, não conheci nada da vila borghese e trastevere, fica pra próxima!

      Roma é especial, haverá algo novo pra ver sempre! Na próxima vc aproveita as dicas =) beijos

    Roma é mesmo desses lugares pra voltar milhares de vezes, se possível! e só de ler o post fico com água na boca porque pra mim Itália é sinônimo de comida gostosa 😀

    bahhh post mega completo! este ano vou visitar Roma e este post já entrou nos favoritos! quero muito ver a Fontana di Trevi, Coliseu e Panteão!

      Que bom ouvir isso, Angie! Você vai amar! Qualquer dúvida pode me procurar =)

    Eita, completão mesmo! 🙂 E posso dizer: Êêêê! 😛 Tirando os restaurantes, quando fui para Roma consegui fazer todos os passeios listas.

    Cidade LINDA!

    Guia completo, mesmo! Cidade lindona! Quando for, lembrarei das suas dicas.

    Roma é tudo de bom, né? Eu me apaixonei pela cidade! Seu guia está ótimo! Com tudo que não pode faltar em uma visita na cidade!

    Roma realmente é incrível! Impossível não se apaixonar pela cidade. Ótimas dicas Amanda!

    Que maravilha. Tantas dicas boas. Gostei muito. Roma é uma cidade maravilhosa.

    Az.Wanderlust
    Responder

    Que dicas bacanas! Adorei!
    Roma é incrível e o jeito que você a descreveu é sensacional! Parabéns!

    realmente Roma e amor combinam muito, a cidade é de uma beleza que inspira muitas voltas, já visitei uma vez e quero voltar logo!

    Pra mim, Roma é uma das cidades mais inspiradoras do mundo. Dessas que você pode morar várias vidas que ainda vai descobrir muita coisa. Toda vez que visito a cidade tenho que chorar na frente da Pietá. Coisa linda! Adorei seu relato.

    Faz algum tempo que fomos a Roma e simplesmente adoramos. Queremos muito voltar, pois com certeza existe ainda muito o que conhecer.

    Adoro Roma e tenho muita vontade de voltar! Eu passei cinco dias na cidade e sinto as vezes com se eu tivesse que passar anos para conhecer a cidade pelo tanto de coisa que ela oferece.

    Katarina Holanda
    Responder

    Que post completo, adorei as dicas! Ainda não conheço Roma, mas quando for vou correr pra esse seu guia, haha.

    Esse é o guia que eu precisava sobre Roma. Super completo! Amei. Parabéns pela riqueza de detalhes!

    A cidade eterna é linda mesmo e estas atrações do post são magníficas. Penso que o formato ficou interessante. Gostei 🙂