Portugal

Lisboa, Portugal

Continuando a viagem de feriado por Portugal (que começou com relato sobre Porto), depois de seis horas dirigindo, cheguei na capital, Lisboa! A viagem na verdade dura 3 horas de carro, mas como fui parando nas praias pelo caminho, demorou mais hehe. Logo me instalei no Airbnb que havia reservado – ei, se quiser um desconto na sua primeira hospedagem com eles, vou te dar de presente aqui ó rsrs – e, morta de fome, fui explorar o Bairro Alto, região que me hospedei e recomendadíssimo, creio que a melhor para turistas.

Lisboa
Pelo Bairro Alto

Quase em frente ao meu apê ficava o Miradouro São Pedro de Alcântara, uma vista maravilhosa da cidade! Acabei comendo um lanche qualquer na rua, comprando uma cerveja e sentando na pracinha do Miradouro pra apreciar o lugar antes de capotar de sono.

Lisboa
A foto tá feia mas juro que a vista é show!

Turistando

No dia seguinte, como não estava com tempo “folgado” já quis tirar da frente os principais pontos turísticos, e logo segui para Belém, a uns 5 minutos de carro do centro de Lisboa.

Lisboa
Mosteiro dos Jerónimos visto de fora
Lisboa
Monumento aos descobrimentos

Estava com carro e fui dirigindo, e estacionei perto do Mosteiro dos Jerónimos, mas acabei não entrando pois, a meu ver, não era imprescindível. Se tivesse mais dias na cidade talvez o visitaria. Enfim, segui a pé para o Monumento aos Descobrimentos, um ode ao tempo áureo do país, na época que eles eram ricos e dominavam o mundo, “descobrindo” países – sou totalmente contra esse termo, você não “descobre” nada, mas domina e destrói – e tem um mapa no chão com todas as suas conquistas.

Lisboa
Detalhes do Monumento aos descobrimentos
Lisboa
Monumento aos descobrimentos

Pertinho, com uma agradável caminhada, você chega ao cartão postal de Lisboa, a Torre de Belém. Pagando uma pequena taxa (há desconto para estudantes!) você sobe na torre e tem uma vista bem bonitona do oceano e dá até pra ver umas ilhas próximas.

Lisboa
Torre de Belém
Lisboa
Torre de Belém

Tradição

Não podia ir embora sem antes provar o tradicional Pastel de Belém na loja-símbolo de dele. Ela é bem pertinho da Torre e do Monumento aos Descobrimentos. O Pastel? Gostoso. Doce. Não sei avaliar, não consigo ser crítica culinária hahaha

Lisboa
Indo comer típico Pastel de Belém
Lisboa
Loja do Pastel de Belém
Lisboa
Uhul! rs

De lá, peguei o carro e voltei pro centro da cidade. No caminho, deu pra ver bem a Ponte 25 de Abril, que a meu ver é uma Golden Gate 2 hahaha

Lisboa
Ponte 25 de Abril

Por sorte, perto do meu apê – sério, Bairro Alto é central, lindo e animado, hospedem-se lá! – cheguei a tempo de pegar o Free Walking Tour Lisboa. Para quem não conhece a prática, ela é bem comum em grandes capitais e tem em alguns lugares do Brasil.

Centro histórico

Basicamente, um guia vai te levando a pé para um tour bem turístico e no fim cobra apenas uma caixinha, valor determinado por você. Quer dar 1 euro? Ok. Quer dar 100 euros? Ok. Mas prepare-se para andar, viu? Gosto muito desses tours, duram umas 3 horas e já fiz em vários lugares, Amsterdã, Cusco, Praga, Berlim, enfim é sucesso, apenas busque no Google e você acha =)

Lisboa
Lisboa vista do Elevador Santa Justa

A guia era bem simpática e foi nos mostrando os principais pontos da cidade e contando histórias. Um dos highlights foi quando subimos no Elevador Santa Justa de graça, por uma entrada lateral. Quem sobe no elevador paga uma taxa, nós fomos por cima, é uma entrada escondidinha que fica perto de um restaurante. Não pagamos nada, não pegamos e fila e aproveitamos a mesma vista. Só não andamos de elevador #ficaadica

Lisboa
Rossio

Também passeamos pelo Monumento do Rossio, pela longa e agitada Rua Augusta e pela linda Praça do Comércio, onde o tour terminou.

Lisboa
Rossio
Lisboa
Praça do Comércio
Lisboa
Praça do Comércio

Depois, comi um negócio rapidinho (a culinária portuguesa não me atrai tanto e não fui em nenhum restaurante incrível em Lisboa para recomendar), tirei um cochilo e fui curtir a Chiado night hahahaha

Vida noturna

O bairro boêmio de lá chama-se Chiado e fica pertinho do Bairro Alto. São vários barzinhos lotados de gente jovem e muita música! Bem divertido, fui pulando de bar em bar, entrando e saindo dos estabelecimentos, curti muito!

No dia seguinte, fui caminhando até o Castelo de São Jorge, mas não entrei nele – tava preguiçosa nessa viagem, né? kkk – e sim passeei por um dos bairros mais recomendados da cidade: Alfama!

Lisboa
Alfama
Lisboa
Alfama

O bairro mais antigo de Lisboa fica no alto da cidade e tem vista linda para o mar. Labiríntico, é fácil de se perder, mas você aprecia a arquitetura única de casinhas coloridas antigas e, quem sabe, encontra pelo caminho uma Casa de Fado, música típica portuguesa.

Lisboa
Alfama
Lisboa
Alfama

Além do Castelo de São Jorge, Alfama também abriga a Sé de Lisboa. Sinceramente? Nada de mais.

Lisboa
Sé de Lisboa

Depois do passeio gostoso, peguei o carro e rumei de volta para Porto, já que meu voo de volta saía do aeroporto de lá. Claro, não deixei de parar em mais algumas praias no caminho!

Lisboa

E esse foi meu feriado em Portugal! Curtiram?

Beijos,

Amanda

Quer ver um roteiro visual e gastronômico de Lisboa? O blog Viajante Comum te dá!

E se quiser uma dica certeira de hospedagem, confira a dica do blog Vou na Janela!

Opine aqui à vontade!

Deixe uma resposta

20 comentários

    Adorei conhecer um pouquinho de Lisboa com este post super completo!! Morro de vontade de conhecer esta terra!

    Adorei o post!! Lisboa está na lista para conhecer em 2017!! 🙂

    Portugal é tão linda! Amei suas fotos e dicas! PArabens pela postagem.

    Fizemos esta viagem em Novembro do ano passado. Lisboa é o máximo, né?! Adorei o post!

    Conhecemos Lisboa, uma cidade super fofa e aconchegante. Agora pretendemos explorar o interior de Portugal. O seu post nos deu uma saudade e uma vontade de voltar! Abraços.

    Lisboa é uma lindeza só, esse é um lugar que dá vontade de voltar sempre! Ainda quero ir a Lisboa esse ano!

    Que cidade mais fofa, adoraria conhecer Lisboa (tá na listinha de destinos de viagens para 2018). E sobre o pastelzinho, me parece suculento hmmm 🙂 Beijos

    Lisboa é um lugar que eu moraria! Adorei seu post, super completinho e lindão. Parabéns!

    Nossa, essa ponte parece mesmo o Golden Gate. hahaha

    Fiquei mega curiosa com o Wakling Tour! Vou pesquisar mais sobre!!! 🙂

    Katarina Holanda
    Responder

    Que delícia ter uma vista assim tão próxima do airbnb <3 Amei as fotos, Lisboa deve ser um encanto!

    cynara00
    Responder

    Quando estivemos em Lisboa usamos transporte público, alugamos um carro e fizemos bate-volta para umas cidades próximas. Gostamos muito da cidade e temos vontade de voltar. ma achei uma pena você não ter entrado no Mosteiro dos Jerónimos, é lindo :).

    Lisboa é maravilhosa, adoramos nosso passeio. E que saudades da comida…

    Ótimo Post Adorei!!!