Minhas impressões sobre o Oktoberfest

Não estou fazendo um guia do Oktoberfest visando como comprar ingresso, onde se hospedar, qual o melhor horário para chegar, etc etc, se é isso que você busca, recomendo o completíssimo post do Coisas que Amamos – Oktoberfest de Munique. O que proponho aqui é contar minha visão do festival, como foi ir com um grupo de dez amigos, as histórias engraçadas (tristes também, vocês entenderão… hehehe), enfim, o que eu achei de um dos festivais mais famosos do mundo.

Lembrando que é uma continuação da minha longa passagem pela Europa, que eu venho relatando no blog. A minha última parada foi a Basileia, e de lá segui para um fim de semana na Alemanha, que você lerá aqui hehe

Para começar, não, não fui para o Oktoberfest de Munique, mas para o de Stuttgart, ao sul da Alemanha. O motivo? Meus amigos alemães que compraram o ingresso e organizaram tudo eram de lá, ou seja, acomodação free e diversão garantida. Planejamos esse fds em março (!) – Oktober significa Outubro em alemão, logo, sete meses antes – quando ainda estava no Chile e local em que conheci esses amigos. Na época, compramos tudo online mesmo e reservamos uma mesa de 10 lugares. O preço por pessoa foi de 40 euros, incluindo 4 LITROS (!!!) de cerveja por pessoa + um mega frango (também por pessoa) pra hora da larica. Imagine como foi legal reencontrá-los depois de tantos meses e ainda aproveitar toda essa fartura juntos hehe!

20151010_131734
Tentando dar um panorama geral do Oktoberfest segurando um copo de litrão de breja hehe

Fui com um amigo suiço de trem desde a Basileia até Stuttgart. Era sexta à noite e um amigo alemão nos buscou na estação de trem e logo nos levou para sua casa. Antes passamos num bar pra umas brejas alemãs hehe, mas como teríamos que acordar cedo na manhã seguinte, ficamos pouco tempo. No dia seguinte, que fofura, sua avó (e vizinha) preparou um café da manhã típico da Bavária para nós! Pães caseiros, ovos, gente não sei, só sei que qra diferente kkk. O que me deixou de boca aberta é que eram 7h da manhã e meus amigos começaram a beber cerveja! Juro! Junto com o café da manhã! Tipo 1l, ainda mais da marca que já íamos beber no festival, vai entender, eu não tive estômago para encarar hehe

20151010_082447
O café da manhã bavário

Seguimos então de trem para o centro da cidade e lá encontramos com o resto do grupo de 10 pessoas que tinham comprado o ingresso conosco. Beeeemm legal nosso reencontro! Muita gente me perguntava da vestimenta típica, o chamado Dirndl. Não é obrigatório comprar, até porque os bons são bem carinhos (de 60 a 100 euros), e como eu só usaria uma vez na vida (quem sabe em algum outro ano, mas por enquanto sem planos concretos hehe) não comprei. Minhas amigas até mandaram um manual do Dirndl (foto abaixo), mas também sequer teria lugar na mala pra colocar ele. Fui de jeans, blusa/bata meio camponesa, maria-chiquinhas e um lenço. Serviu hahaha, mas se quer entrar de cabeça na tradição, recomendo comprar sim.

IMG-20150918-WA0001

Bom, o festival em si é composto por várias tendas gigantescas – cada qual patrocinada por alguém – e brinquedos de parque de diversões! Eram 9h30, 10h da manhã e seguimos para a tenda. Daí nossa mesa já estava reservada e tínhamos até as 16h para curtir… não preciso nem falar né? Horas e horas bebendo e cantando músicas alemãs! Perdemos total a noção do tempo, passou voando! Os 4L de cerveja/pessoa inclusos são entregues por garçonetes, e a cada copo que ela traz você deve dar uma caixinha… mas relaxe, devo ter dado 1 euro por copo hehehe não traz preju ao bolso não! Lá pra umas 12h, 13h (muy borrachos, diga-se de passagem), a fome bateu e pedimos o prato incluso. Segue fotinho do meu frango rsrs:

20151010_141156

O resto da tarde foi dividida entre beber, correr pra fila do banheiro lotado e dançar em cima da mesa. Quando deu 16h, as garçonetes já começam a enxotar a galera e temos que ir pra fora da tenda. E lá fomos nós curtir o “parque de diversões”. O tempo estava bem feinho e frio, mas não impediu que nos divertíssemos. A parte triste da saga… enquanto tirava uma foto (confesso que ainda um pouco alterada) meus amigos estavam se empurrando para entrarmos em um labirinto de espelhos… na confusão, deixei meu celular cair e… bye bye comunicação! Na hora nem tive noção do problema, só no dia seguinte fui compreender que era uma garota sozinha viajando pela Europa sem nenhum meio de comunicação além do meu celular (acessava e-mail, emitia passagem, fazia ligações pra casa, tudo por meio dele!). Segue abaixo a bendita foto que tirava momentos antes dele cair (reparem que ela nem é grande coisa kkk):

20151010_105220

Curtimos mais um pouco o ambiente e logo fomos para a estação de trem voltar para casa do meu amigo. Creio que chegamos umas 22h lá… Ufa! Foi um dia intenso, ainda mais para alguns deles que começaram a beber Às 7h da manhã! hahahaha No dia seguinte, domingo, já voltei para a Suiça (relatos no blog estarão por vir), foi literalmente um fim de semana na Alemanha! Amei a experiência e fico feliz de não ter ido ao Oktober de Munique e sim um menorzinho de cidade não tão conhecida. Mal havia estrangeiros (tirando eu e alguns amigos, acho que não vi nenhum!) e a galera estava lá pra curtir mesmo e não tirar fotinho e mostrar nas redes sociais, sabe? Reconheço minha sorte em poder ter a chance de conhecer festivais com locais, fica mais divertido e autêntico!

A viagem continua! Aguardem! Beijos,

Amanda

Ei, quer saber mais sobre Stuttgart? Clique no post do blog Tire a Bunda do Sofá!

Anúncios

6 comentários Adicione o seu

  1. Edson Jr disse:

    Estamos há 5 anos na Alemanha e ainda não fomos para a Oktoberfest, vergonhoso. Por mais que sempre usemos a Olivia como desculpa… hahaha

    Curtido por 1 pessoa

  2. angiesantanna disse:

    bahh que divertido q deve ser ai tb! eu morei pertinho de stuttgart por algum tempo, mas fui na oktober de munique! nesse fds vou na de berlim ver qualiquié

    Curtido por 1 pessoa

Opine aqui à vontade!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s