A inesperada nostalgia que Roma desperta

 


Mais uma colaboração da publicitária Bruna Cosenza aqui neste espaço. A dona do Para Preencher está realizando uma campanha no Catarse para financiar a publicação de seu primeiro livro, “Lola e Benjamim”. Que tal dar uma olhadinha na proposta e quem sabe colaborar?


Por Bruna Cosenza

Roma. Afinal, o que é Roma? Confesso que cheguei lá com M-U-I-T-A-S expectativas. Esse sempre tinha sido um dos destinos que sonhava em conhecer. Não sei dizer se foram as altas expectativas que me fizeram desanimar um pouco, ou se foi porque acabei conhecendo Paris primeiro (como já disse muitas vezes, meu destino preferido até hoje). Bom, talvez tenha sido um pouco dos dois.

IMG_1580

Vamos lá, nem de longe quero dizer que Roma é um lugar chato ou ruim de visitar. Acontece que, para mim, a capital italiana se parecia um pouco com São Paulo em alguns aspectos. Uma cidade grande, sem o grande charme de lugares como Firenze e Paris. Deve ser por isso que de tudo o que conheci por lá, o que mais me fascinou em Roma foram os locais históricos. Era incrível como estávamos em avenidas e ruas como de São Paulo ou outra cidade grande e, de repente, olhávamos para o lado e nos deparávamos com ruínas de centenas de anos.

Acredito que essa seja a grande magia de Roma. É um lugar que reúne de tudo um pouco. Ao mesmo tempo em que há lugares mais modernos, Roma é o grande berço de monumentos históricos simplesmente maravilhosos. E pisar no Coliseu, na Piazza Venezia, no Fórum Romano, ou qualquer outro desses lugares deslumbrantes, nos faz pensar no quanto de coisas que nem imaginamos já aconteceram nesses locais que estamos colocando nossos pés. Quantos personagens históricos já não pisaram aquele mesmo chão, já não fizeram coisas que ficaram marcadas para sempre… Isso é realmente algo maluco.

IMG_1954

Para mim, é completamente impossível visitar lugares sobre os quais falamos tanto nas aulas de história do colégio, e não imaginar tudo o que já passou por ali. Quando estava dentro do Coliseu, uma sensação muito maluca me dominou. Fiquei imaginando todas as lutas que tinham acontecido ali, todo o sangue que já havia sido derramado naquele local que, agora, era apenas o símbolo de um passado muito distante…

IMG_1615

Bom, comecei esse texto falando que saí levemente decepcionada de Roma. Reformulo minhas palavras: não saí decepcionada, mas com uma imagem diferente daquele lugar. Na verdade, eu imaginava que Roma fosse algo parecido com Paris. Não. Roma é muito diferente de Paris, mas isso não quer dizer que seja um lugar ruim. Roma é Roma. Roma é comida boa, ruínas, praças maravilhosas, e muita, muita história. Aliás, eu diria que Roma é, de certa forma, nostalgia. Roma te faz sentir falta de algo que você nunca viveu, mas que é possível sentir na pele quando você entra em seus magníficos monumentos. É isso… Roma é a nostalgia de um passado que nunca foi nosso, mas que está presente na vida dos romanos todos os dias.

Por Bruna Cosenza

Lugares imperdíveis em Roma segundo a Bruna!

Trastevere

“Esse é, com certeza, o bairro mais charmoso de Roma! Pequenos becos, ruelas estreitas, e restaurantes fofos nos fazem esquecer que estamos em uma cidade tão grande!”

Antico Caffe Greco

“Simplesmente incrível! Localizado na via Condotti, a rua de lojas de luxo de Roma, o Caffe Greco abriu as portas em 1760. No entanto, se prepare para deixar uns bons euros por lá, pois é tudo bem carinho.”

Piazzia di Venezia

“Todas as praças de Roma são maravilhosas, mas gostei muito da Piazzia di Venezia porque fui lá vários dias. Uma boa dica é jantar em algum restaurante gostoso por ali e curtir o clima da praça.”

IMG_1675

Obrigada, Bru!

4 comentários Adicione o seu

  1. R.Alexandrino disse:

    “Aliás, eu diria que Roma é, de certa forma, nostalgia. Roma te faz sentir falta de algo que você nunca viveu, mas que é possível sentir na pele quando você entra em seus magníficos monumentos.” Essa parte do texto é linda. Em breve estou indo para Roma e foi muito legal poder saber um pouquinho mais sobre lá e da percepção da autora. Adorável leitura!

    Curtir

    1. Eu e a Bruna amamos sua mensagem! Mega obrigada!! Depois conta o que achou de Roma!! Beijao

      Curtido por 1 pessoa

      1. R.Alexandrino disse:

        Com certeza! Beijos, meninas

        Curtir

Opine aqui à vontade!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s