Histórias nos becos de Veneza


Agora é oficial, após alguns posts já publicados aqui, Bruna Cosenza se tornará colaboradora fixa do blog! Publicitária e escritora (não deixe de acompanhar o ótimo Para Preencher), ela vai trazer um olhar sensível aos seus destinos já visitados. Também a acompanhem no Facebook de sua página. 


Veneza é o típico lugar que todo mundo acredita ser o paraíso do romantismo. Vemos os casais nas gôndolas, as ruelas e pontes tão diferentes daquilo que estamos acostumados, e pensamos quando teremos a chance de conhecer o local ao lado de um grande amor.

Bom, quando fui à Veneza não estava acompanhada de namorado nenhum. Estava com a minha família e não deixou de ser uma experiência maravilhosa. Para falar a verdade, descobri que a grande beleza de Veneza não é o romantismo, mas a rica história daquele lugar tão peculiar. Uma cidade onde simplesmente não existem carros é algo completamente estranho para quem vive no trânsito caótico de São Paulo. Lá, os táxis são aquáticos. Já parou para pensar como isso é maluco?

IMG_0855

Bom, por sorte (ou azar), pegamos um dia atípico em Veneza, em que o nível das águas subiu tanto que transbordou completamente algumas ruas e até a famosa Piazza San Marco. Para circular em várias áreas da cidade era preciso passar por cima de plataformas ou então se arriscar com botas impermeáveis na água que chegava até os joelhos. Apesar de isso dificultar um pouco a visita, não deixou de ser interessante conhecer a cidade por esse ângulo. Com o passar do dia a água foi baixando e pudemos andar por várias ruelas e praças.

Mas, enfim, o que Veneza me fez sentir? Veneza é muito pequena e aconchegante. Às vezes, parecia até que eu estava dentro de um labirinto, pois as ruelas e becos estreitos fazem com que seja muito fácil se perder por lá. E diferente de qualquer outro lugar que já visitei, toda a estrutura e arquitetura da cidade me fizeram respirar M-U-I-T-A história.

IMG_0880

Veneza é diferente de tudo o que eu já conheci e tenho certeza de que não existe nada igual no mundo. Cada beco, cada ponte, cada canal pelo qual passam as gôndolas, vem cheio de uma história que nós, que andamos em cidades de concreto todos os dias, nem imaginamos que existe. Veneza é mais uma prova de que esse mundo é enorme, cheio de tantas coisas únicas, belezas completamente singulares… E foi isso o que me fez perceber que, afinal, essa cidade não é um lugar tão romântico como eu imaginava. Para mim, Veneza é um grande labirinto de histórias e cultura que se interligam por meio de pontes de tirar o fôlego. Não, você não precisa de um namorado(a) para ir à Veneza. Você só precisa gostar de lugares completamente inusitados.

Por Bruna Cosenza

IMG_0927

Lugares imperdíveis em Veneza segundo a Bruna!

Ponte dos suspiros

“Simplesmente maravilhosa! A ponte mais bonita de Veneza, na minha humilde opinião. Além disso, tem uma história super legal que a torna mais interessante ainda. A ponte conecta o Palácio dos Doges ao primeiro edifício do mundo construído especificamente para ser uma prisão. Assim, a ponte funcionava como a transição dos presos para as instalações de julgamentos e o seu nome remete ao último suspiro que os prisioneiros davam ao atravessá-la, pois sabiam que aquela era a última vez que veriam o mundo exterior – uma vez que eram condenados no Palácios dos Doges, não saíam com vida.”

Piazza San Marco

“A praça mais famosa de Veneza, onde fica a Basílica San Marco e vários cafés, restaurantes e lojinhas fofas.”

Caffè Florian

“Localizado na Piazza San Marco, existe desde 1720 e é daqueles cafés carregados de história. Para quem estiver com euros extras, vale a pena sentar, aproveitar a praça, um bom café e curtir a experiência.”

IMG_0871
Ponte dos Suspiros

Não se esqueça do post sobre Lucca, na Itália, já escrito aqui.

Ei, quer ver mais relatos sobre a cidade? Clique no post do blog Tirando Férias!

O blog Ligado em Viagem também fez um post sobre Veneza! Confira aqui!

Opine aqui à vontade!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s