Melhores praias de Malta


Mais uma colaboração incrível no ar! A autora hoje é a Bianca Accorsi, amiga que fiz quando estava morando na Espanha. Ela ficou quase um ano viajando por aí e vai dividir aqui algumas dicas dos lugares incríveis pelos quais passou! Sempre bem-vinda, Bianca!


Ultimamente Malta tem deixado de ser um país desconhecido aos brasileiros para se tornar uma ótima opção para quem deseja estudar inglês no velho continente a um preço mais atraente. O país, que já é bem conhecido para os turistas europeus, oferece diversas opções de turismo, porém o melhor, ao meu ver, são as praias paradisíacas. Já estive em Malta durante o verão – onde a população da cidade duplica de tamanho, os ônibus ficam lotados e o clima ótimo para pegar uma prainha – e, também, no inverno, onde fica mais fácil de se locomover, porém as opções de turismo não incluem banho de mar, e sim visitas a igrejas e cidades históricas (dizem que Malta possui 365 igrejas, uma para cada dia do ano).

Se você tem vontade de conhecer a ilha, neste post eu vou falar de algumas características/curiosidades do país e também apresentar os meus 5 locais favoritos para turistas em Malta.

Malta-Map-2

O país de Malta é constituído por 5 ilhas, porém em apenas 3 é possível ir: Malta, Comino e Gozo.

Como o país se situa numa localização estratégica – perto da Europa e da Africa – foram diversas as  nações que ficaram à frente da ilha, como por exemplo os árabes, fenícios, romanos, cavalheiros de St. John, britânicos, entre outros. E essa mistura toda interferiu na cultura do país, bem como em sua língua. Malta tem duas línguas oficiais, o Maltês e o Inglês, devido à colonização britânica. Os locais costumam dizer que cada potência que governou Malta acrescentou um pouco de sua língua ao maltês, tornando-a uma mistura de todas e ao mesmo tempo algo único. Praticamente quase toda a população fala ambas, então é muito tranquilo se virar no inglês.

Outra influência bem perceptiva que Malta recebeu dos britânicos foi a mão inglesa; assim como na terra da Rainha, os carros tem a direção no lado oposto do que estamos acostumados. Tenha cuidado ao atravessar a rua para não olhar para o lado errado.

O trânsito é uma característica peculiar… ao contrário do que se pensa quando falamos em Europa, o transporte público de Malta não é dos mais eficientes. Contando apenas com ônibus, frequentemente estes estão atrasados e durante a alta temporada se os ônibus estão lotados os motoristas não param nas paradas pré-determinadas.

Quanto a culinária, é comum encontrar pequenas lojas de folhados, as “pastizzeriji” que além dos tradicionais pastizzi de ricota, vendem pizzas, folhados de maçã e outros. O coelho também é um prato muito consumido da ilha e apreciado pelos locais. Diversos restaurantes fazem pratos com sua carne.

Agora que já conhecemos algumas curiosidades da ilha, eu vou mostrar para vocês os meus 5 lugares turísticos favoritos de Malta.

1- Blue Lagoon

blue lagoon 1

Blue Lagoon é parada obrigatória para quem vai a Malta. Sua água extremamente cristalina e calma encanta a todos. Essa é uma das praias mais bonitas que eu já vi até agora na minha vida, por conta da cor do mar. Normalmente a maré é baixa, sendo possível nadar até a pequena ilha de Cominito e, assim, ter uma vista completa da ilha de Comino. O mar tem areia no chão, porém a parte onde as pessoas ficam sentadas é rochosa, sendo impossível colocar guarda sol. Entretanto, existe uma parte mais perto da água em que há cadeiras e guarda-sóis para locação.

A praia fica na ilha de Comino e é possível chegar ali contratando empresas de passeios turísticos que oferecem barcos maiores e mais confortáveis saindo de Sliema Ferries ou pegando um barco menor e mais barato saindo de Cirkewwa. Essa última opção eu acho a melhor.

2- Paradise Bay

Paradise Bay

Paradise Bay se situa no norte da ilha principal e é uma das poucas praia de areia de Malta. A faixa de areia é pequena e cheia de turistas no verão porque a sua água é bem cristalina e boa para tomar banho de mar. Assim como muitas das praias do país, o ônibus larga você um pouco distante e é preciso caminhar um pouquinho para chegar a praia, subindo e descendo lombas, por isso recomendo ir de tênis e levar um chinelo na mochila em todos os passeios que for fazer.

3- Azure Window

Azure window

azure window 2

Na ilha de Gozo você encontra essa formação rochosa que se chama Azure Window. É um local muito bonito para fotografar e curtir a vista. Ali também é possível fazer passeios de barcos que passam pela formação rochosa e por cavernas dentro do mar, igual ao passeio da Blue Grotto, porém eu achei o passeio que fiz aqui muito mais bonito do que da outra. Isso muda conforme a luz do dia, porque a água da caverna fica num azul cintilante conforme a luz reflete ali. Super recomendo o passeio de barco porque a cor da água fica incrível!

4- Fond Gadhir

Fond Gadhir

A praia de Fond Gadhir fica em Sliema é de fácil acesso aos turistas que normalmente se hospedam na própria cidade de Sliema ou em St. Julians. Do calçadão já é possível ver as piscinas naturais escavadas na época Vitoriana, no final do século 19. São várias as piscininhas naturais para se banhar e são equipadas com escadas. Algumas são mais fundas e outras mais rasas. Ao lado das piscinas tem uma área para se banhar direto no mar, porém este é bem profundo, deve ter uns 5 metros de profundidade, acho. A praia é toda de rochas, porém é muito agradável passar a tarde ali tomando banho nas piscinas naturais rasas e também no mar profundo quando se quer nadar.

5- St. Peters Pool

St. Peters Pool


A praia de St. Peter’s Pool fica no sul da ilha de Malta e é de acesso um pouco mais complicado. Com apenas um ônibus que passa de hora em hora e depois mais uma caminhada de uns 20/30 minutos no meio de rochas e plantas, faz com que muitos turistas não se animem a ir para lá. Porém, eu recomendo ir porque a beleza da praia é encantadora. Como a trilha não é sinalizada, olhe bem no Google Maps o caminho. A praia é de rocha e a cor da água é linda. Muitas pessoas vão nessa praia porque é possível pular das rochas para o mar numa altura de mais ou mais 5 metros e algumas mais experientes fazem acrobacias enquanto pulam, é um show à parte. Pular de alturas assim no mar pode ser muito perigoso, ainda mais em praias rochosas, por isso não tente fazer isso!
 

Todos os lugares que selecionei para os meus 5 lugares favoritos em Malta são praias, mas como disse antes, a cidade respira cultura e tem outras atrações culturais que não são praias, são museus, igrejas, sítios pré históricos e muito mais.


Bianca Accorsi é publicitária de Porto Alegre, mas seu coração pertence à praia, qualquer uma a faz bem. Adora viajar e vai para os mais diversos lugares em busca de suas diferentes culturas. Se encanta por uma boa conversa e gosta de escutar as histórias de quem encontra por suas andanças pelo mundo.


 

11 comentários Adicione o seu

  1. Gr. Criativa disse:

    Perfeitooooo 🙂
    que sonho!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Que saudade desses lugares! E acho que sou a única pessoa que fez intercâmbio em Malta que não conheceu a Azure Window. Shame on me.

    Curtido por 1 pessoa

    1. hahaha numa próxima vc vai!

      Curtir

  3. O Azure ganhou meu coração rs

    Curtido por 1 pessoa

  4. Uau… que praias maravilhosas!!! Aodrei o post com ótimas dicas!!!

    Curtido por 1 pessoa

  5. nyrdagur disse:

    Como Malta é íncrível! É um lugar que quero muito visitar, sempre fico babando nessas praias de lá, amei o post e poder conhecer um pouquinho mais dessas ilhas!

    Curtido por 1 pessoa

Opine aqui à vontade!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s