Paris: meu filme preferido


Hoje, o texto é de uma grande amiga, publicitária e escritora, a Bruna. Ela já colaborou num post aqui pro blog. Numa recente viagem a Paris, surgiu a ideia deste texto pro amandAqui. Quem quiser seguir mais o trabalho dela, não pode deixar de ler o ótimo Para Preencher e segui-la no Facebook. Esperem mais colaborações da Bruna por aqui!


Paris, Paris, Paris. Quem nunca sonhou em conhecer a cidade luz? Eu, particularmente, nunca tinha entendido muito bem por que as pessoas são tão fascinadas por esse lugar. Porém, depois de ver com os meus próprios olhos não tive mais dúvidas de que Paris é extremamente singular e apaixonante.

Para começo de conversa, essa é a pedida certa para quem gosta de lugares antigos. Os monumentos históricos e até mesmo as casas dos moradores locais preservam toda a história da capital francesa. Ao andar pelas ruas você se depara com as charmosas brasseries, os prédios baixos com varandinhas que não vemos aqui em São Paulo, além das maravilhosas pontes do rio Sena, que nos fazem sentir como se estivéssemos dentro de filmes como “Meia Noite em Paris”.

IMG_0735

A verdade é que Paris nos faz sentir exatamente isso: que estamos dentro de um filme. Para quem está completamente acostumado a viver em cidades modernas, Paris é uma raridade. Assistimos “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain” e imaginamos como seria andar pelas ruas de Montmartre. Quando finalmente colocamos os nossos pés nesse bairro boêmio é simplesmente inacreditável. Todas as esquinas de Paris têm um charme indescritível, fazendo com que você se sinta a própria Amélie.

A verdade é que se tem uma coisa que Paris me ensinou é que todos os lugares possuem seus encantos particulares. Tudo depende do nosso olhar, da nossa abertura em relação à cidade que estamos conhecendo. Eu mesma cheguei a Paris sem grandes expectativas e esse acabou sendo o destino que mais me surpreendeu até hoje. Talvez eu tenha descoberto que realmente sou uma garota que gosta muito mais de lugares históricos do que modernos. Talvez eu tenha uma queda por tudo aquilo que sempre vi nos filmes franceses, mas nunca imaginei ser tão encantador.

IMG_0718

Sim, Paris me fez sentir como se eu estivesse dentro do meu filme preferido. E tenho certeza de que São Paulo faz muitos estrangeiros se sentirem dessa forma também. Assim como lugares na Alemanha, Itália, Suécia, Austrália, e tantos outros por esse mundão. Mas há uma coisa que, pelo menos para mim, apenas Paris proporciona. A sensação de que mesmo em meio ao caos da rotina, há sempre um lugar onde é possível encontrar paz interior. E, para mim, Paris é isso: a paz de um filme que no futuro eu espero poder viver todos os dias.  

Por Bruna Cosenza

Lugares imperdíveis em Paris segundo a Bruna!

Livraria Shakespeare and Company

“Com certeza uma das livrarias mais charmosas que existem. Especial e diferente de qualquer outra, foi frequentada por grandes escritores e hoje é um local rico de história. Para os amantes da literatura, a Shakespeare não pode faltar no roteiro.”

Montmartre

“É obrigatória a visita ao bairro boêmio mais charmoso de Paris. Além da famosa Sacre Coeur, também é imprescindível ir até a Place Du Tertre, onde ficam os famosos pintores e caricaturistas. Além disso, é em Montmartre que fica o famoso café da Amélie Poulain – Café dês Deux Moulins.”

Catedral de Notre Dame

“O fato de todos já termos assistido ao filme “O Corcunda de Notre Dame” é só um motivo a mais para conhecer a maravilhosa arquitetura da catedral. Visitar esse ponto turístico e desfrutar de toda a sua história é uma experiência enriquecedora e obrigatória para quem vai à Paris.”

IMG_0612

Ah, não se esqueça de alguns posts feitos sobre Paris já publicados aqui e aqui.

4 comentários Adicione o seu

Opine aqui à vontade!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s