Fim de semana em Lyon

Uma opção bem legal de bate volta desde Paris é Lyon, a 460 km da capital francesa. Para quem está acompanhando meus posts europeus, viu que estava em Paris. Pois bem, resolvi desbravar o passeio e lá fui eu com uma amiga passar um fds prolongado na cidadezinha.

Chegamos na quinta à noite de trem e, por termos planejado em cima da hora, não achamos hostel nem nada e acabamos ficando num hotelzinho 2 estrelas. Não foi ruim, pelo contrário, mas quando se é jovem e tal, é mais divertido ficar em hostel.

20151003_183215

Deixamos nossas coisas no hotel e fomos caminhar pela cidade. No hotel, nos recomendaram a Rue des Marronniers para jantar, perto da Place Bellecour, uma das principais praças da cidade e ponto de partida para se conhecer a Lyon histórica. Como já estava bem tarde, fomos direto pra Marronniers. Muuuuitas opções, e a maioria servia menu do dia (entrada + prato principal + sobremesa). Elegemos um pela cara e arriscamos. Estava ótimo!

20151003_152034
Tradicional salada Lyonnaise, de Lyon!

Lyon é conhecida pela fama gastronômica, e não nos decepcionou. Desde cafés a restaurantes estrela Michelin (tem vários na cidade), todos são de qualidade e seria injusto recomendar apenas um quando em cada esquina há algo interessante. Mas lembrando que a França é caaaaraaaa e mesmo em lugares para universitários gastamos mais que 10 euros por pessoa (o que na Europa é caro pra estudantes).

Voltamos pro hotel depois do jantar pois já estava tarde e estávamos cansadas. No dia seguinte, acordamos, comemos algo rapidinho e fomos para o Confluence, um centro de compras de onde sai um barquinho a cada 1 hora que passeia pelo Rio Saône. Há duas paradas, e a última deixa você na Vieux Lyon (Velha Lyon). Ah, essa área do Confluence é onde está sendo investida uma bela grana para modernizar a cidade, então nada de prédios históricos nem nada, apenas estruturas de vidro e tal.

O passeio permite que você veja a Ópera, a prefeitura, o Palácio de Justiça, as colinas, enfim, todos os pontos turísticos.

20151002_144942
Passeando no barquinho
20151002_143624
Uma área não tão bonita rsrsrs

Vieux Lyon é linda, várias ruazinhas históricas com cafés e lojinhas que parecem de filme. Fica à beira do Rio Saône e dá pra perder umas boas horas explorando a área. Famosas em Lyon são as pinturas nos muros da cidade, que dão impressão trompe l’oeil e são bem bonitas. Se você caminhar eventualmente chegará na Catedral Saint-Jean, uma das principais da cidade e que fica perto do funicular (preço de uma passagem de metrô) que te leva até a Colina Fourvière, onde está localizada a Basílica de Fourvière, símbolo da cidade.

20151002_160511
Velha Lyon
DCIM101GOPROGOPR2976.
Catedral Saint-Jean

A vista é até um pouco decepcionante, pois há um parque que cobre um bocado da visão, mas vale o passeio. A Basílica é grande e bem bonita, há vários cômodos para se ver. Ah, a entrada é grátis.

20151002_170508
Vista da Colina Fourvière
20151002_164035
Fachada da Basílica Fourvière
20151002_165614
Por dentro

DCIM101GOPROGOPR2985.

20151002_170031

De lá, seguimos pro hotel para descansar. Saímos mais uma vez para comer algo rápido antes de aproveitar a sexta à noite. Um amigo estuda na cidade, e nos chamou para uma festa. Eu já sabia, mas a vida noturna francesa realmente deixa a desejar. Não que a festa e a balada tenham sido ruins, imagina, nos divertimos horrores com o grupo de amigos que estavam lá, mas quando comparamos com as festas “latinas” (brazucas, espanholas… etc) percebe-se uma diferença. Não posso recomendar nada aqui porque os lugares “da moda” sempre mudam, mas busque por barzinhos e sempre encontrará alguns estudantes da universidade local.

Na manhã seguinte acordamos muuuito tarde rs e saímos em busca de almoço. Assim como a Rue des Marronniers nos foi recomendada, a Rue Mercière também foi muito bem falada para comer. Caminhos até lá e gostamos muuuito da vibe, vários lugares gracinha. Também fomos de menu do dia em um x da rua e estava muito bom.

20151003_163431

De lá ficamos passeando pelas Rue de Brest e Rue du Président Herriot, bem movimentadas e com muitas lojas, todas ao redor da Place de Jacobins. Paramos em cafezinhos para tomar algo e comer um docinho haha, muito #francesas. Seguimos então para o Musée des Beaux-Arts de Lyon (Museu de Belas Artes), liiindo por fora, mas que estava fechado no dia, então acabamos nem visitando. Lyon, aliás, tem vários museus, e está tentando se concretizar como símbolo de arquitetura e cultura. Infelizmente não visitei os museus nem instalações novas, mas creio que sejam um bom passeio!

DCIM101GOPROGOPR2989.
Place de Jacobins
DCIM101GOPROGOPR2990.
Pátio do Museu de Belas Artes
20151002_160402
Só tirei foto porque chama Amande rsrs que boba

20151002_161628

 

Passamos o dia assim, flanando pela cidade, e terminamos comprando queijos, pães e um bom vinho para jantar no hotel, já que estávamos beeem cansadas. E assim foi nosso fds lá, pois no domingo de manhã pegamos o trem cada uma para sua respectiva cidade; minha amiga para Paris e eu, rumo à Suiça!

Beijos,

Amanda

 

1 comentário Adicione o seu

  1. Lyon é linda!
    Uma mini Paris ❤
    Cercada de duas regiões vinícolas e capital da gastronomia francesa.
    Se precisarem de algo por aqui em português, contem conosco:
    Instagram: @gimtravel

    Abraços,
    Pryscila

    Curtido por 1 pessoa

Opine aqui à vontade!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s