França

Final de semana em Lyon

Uma opção bem legal de bate volta desde Paris é Lyon, a 460 km da capital francesa. Para quem está acompanhando meus posts europeus, viu que estava em Paris. Pois bem, resolvi desbravar o passeio e lá fui eu com uma amiga passar um fds prolongado na cidadezinha.

Chegamos na quinta à noite de trem e, por termos planejado em cima da hora, não achamos hostel nem nada e acabamos ficando num hotelzinho 2 estrelas. Não foi ruim, pelo contrário, mas quando se é jovem e tal, é mais divertido ficar em hostel.

Lyon

Deixamos nossas coisas no hotel e fomos caminhar pela cidade. No hotel, nos recomendaram a Rue des Marronniers para jantar, perto da Place Bellecour, uma das principais praças da cidade e ponto de partida para se conhecer a Lyon histórica.

Jantar

Como já estava bem tarde, fomos direto pra Marronniers. Muuuuitas opções, e a maioria servia menu do dia (entrada + prato principal + sobremesa). Elegemos um pela cara e arriscamos. Estava ótimo!

Lyon
Tradicional salada Lyonnaise, de Lyon!

Lyon é conhecida pela fama gastronômica, e não nos decepcionou. Desde cafés a restaurantes estrela Michelin (tem vários na cidade), todos são de qualidade e seria injusto recomendar apenas um quando em cada esquina há algo interessante.

Mas lembrando que a França é caaaaraaaa e mesmo em lugares para universitários gastamos mais que 10 euros por pessoa (o que na Europa é caro pra estudantes).

Voltamos pro hotel depois do jantar pois já estava tarde e estávamos cansadas. No dia seguinte, acordamos, comemos algo rapidinho e fomos para o Confluence, um centro de compras de onde sai um barquinho a cada 1 hora que passeia pelo Rio Saône. Há duas paradas, e a última deixa você na Vieux Lyon (Velha Lyon). Ah, essa área do Confluence é onde está sendo investida uma bela grana para modernizar a cidade, então nada de prédios históricos nem nada, apenas estruturas de vidro e tal.

O passeio permite que você veja a Ópera, a prefeitura, o Palácio de Justiça, as colinas, enfim, todos os pontos turísticos.

Passeando no barquinho
Uma área não tão bonita rsrsrs

Vieux Lyon é linda, várias ruazinhas históricas com cafés e lojinhas que parecem de filme. Fica à beira do Rio Saône e dá pra perder umas boas horas explorando a área.

Histórica

Famosas em Lyon são as pinturas nos muros da cidade, que dão impressão trompe l’oeil e são bem bonitas. Se você caminhar eventualmente chegará na Catedral Saint-Jean, uma das principais da cidade e que fica perto do funicular (preço de uma passagem de metrô) que te leva até a Colina Fourvière, onde está localizada a Basílica de Fourvière, símbolo da cidade.

Velha Lyon
Catedral Saint-Jean

A vista é até um pouco decepcionante, pois há um parque que cobre um bocado da visão, mas vale o passeio. A Basílica é grande e bem bonita, há vários cômodos para se ver. A entrada é grátis.

Vista da Colina Fourvière
Fachada da Basílica Fourvière
Por dentro

Vida noturna

De lá, seguimos pro hotel para descansar. Saímos mais uma vez para comer algo rápido antes de aproveitar a sexta à noite. Um amigo estuda na cidade, e nos chamou para uma festa. Eu já sabia, mas a vida noturna francesa realmente deixa a desejar.

Não que a festa e a balada tenham sido ruins, imagina, nos divertimos horrores com o grupo de amigos que estavam lá, mas quando comparamos com as festas “latinas” (brazucas, espanholas… etc) percebe-se uma diferença. Não posso recomendar nada aqui porque os lugares “da moda” sempre mudam, mas busque por barzinhos e sempre encontrará alguns estudantes da universidade local.

Na manhã seguinte acordamos muuuito tarde rs e saímos em busca de almoço. Assim como a Rue des Marronniers nos foi recomendada, a Rue Mercière também foi muito bem falada para comer. Caminhos até lá e gostamos muuuito da vibe, vários lugares gracinha. Também fomos de menu do dia em um X da rua e estava muito bom.

Mais points

De lá ficamos passeando pelas Rue de Brest e Rue du Président Herriot, bem movimentadas e com muitas lojas, todas ao redor da Place de Jacobins. Paramos em cafezinhos para tomar algo e comer um docinho haha, muito #francesas. Seguimos então para o Musée des Beaux-Arts de Lyon (Museu de Belas Artes), liiindo por fora, mas que estava fechado no dia, então acabamos nem visitando. Lyon, aliás, tem vários museus, e está tentando se concretizar como símbolo de arquitetura e cultura. Infelizmente não visitei os museus nem instalações novas, mas creio que sejam um bom passeio!

Place de Jacobins
Pátio do Museu de Belas Artes
Só tirei foto porque chama Amande rsrs que boba

Passamos o dia assim, flanando pela cidade, e terminamos comprando queijos, pães e um bom vinho para jantar no hotel, já que estávamos beeem cansadas. E assim foi nosso fds lá, pois no domingo de manhã pegamos o trem cada uma para sua respectiva cidade; minha amiga para Paris e eu, rumo à Suiça!