O que afinal estou fazendo em NY?

Um post que foi pedido por muitas pessoas, e sei que estou devendo ele há um tempinho já.

Bom, basicamente, nunca planejei trancar a faculdade por um ano inteiro, pelo contrário, sempre planejei por seis meses para algum intercâmbio. Dentre meus destinos em mente, ou a Espanha ou Nova York. Contudo, minha faculdade em São Paulo não é semestral, mas anual, então é impossível trancar apenas por alguns meses, somente por um ano todo.

Venho planejando este ano “fora” (odeio descrevê-lo como sabático rs) desde o colegial, ou seja, há muitoooo tempo. Assim que entrei na faculdade e vi que teria que flexibilizá-lo um pouco, já mudei minha forma de pensar e ver meu 2015 para adaptar a ele.

Sempre quis morar uma temporada em NY, como expliquei em um outro post, vivendo como uma local mesmo, sem o blábláblá turístico. E para isso, precisaria achar um “motivo” para viver aqui. Obter visto de trabalho americano é quase impossível, então estudar seria a solução.

Como faço jornalismo em SP, queria algo relacionado ao tema e logo achei os cursos de verão da NYU (New York University), uma faculdade super bem vista em comunicação. Simplesmente me apaixonei pelas matérias e por toda a “vibe” envolvida em estudar em uma universidade americana no coração de uma das minhas cidades preferidas no mundo. Os preços não eram baratos, mas planejei dois anos antes que queria estudar lá e foquei nisso. Fiz o TOEFL (eles exigem uma nota mínima de 100/120 no teste online), busquei apartamentos na cidade e já estava vendo toda a burocracia pro visto.

IMG-20150802-WA0003

Daí que, não sei muito bem por que razão, uns 10 meses antes (eu ainda não havia me inscrito, estava só planejando aplicar pro curso – sem nem saber se seria aceita), encuquei que talvez eu não deveria estudar jornalismo em NY. Sei lá, eu já pago uma faculdade para aprender sobre jornalismo em SP, então talvez seria interessante fazer algo que me ajudasse com o jornalismo, mas que não seria o estudo do jornalismo em si.

Comecei minha pesquisa por outras escolas e faculdades e vários cursos apareceram como opção; desde moda até fotografia. Daí que vi um dia a descrição para o curso de Screenwriting (roteiro de filme) na New York Film Academy. Eu amei. Tinha feito um curso de produção cinematográfica em SP, mas não havia gostado muito. A parte mais divertida para mim foi fazer um roteiro, e como não tinha muito a ver com produção, não aprofundamos tanto.

Fazer roteiro, ao meu ver, tem muito a ver com jornalismo: contar uma história com clareza, narrando visualmente a um público sobre um ocorrido, fazendo o fato ser crível.

O curso de Screenwriting da NYFA parecia ideal: nas datas que eu queria, num preço beeeeeeem menor que da NYU e com a proposta que eu buscava, escrever muito em inglês e fazer networking.

Me inscrevi às cegas, sem falar com ninguém que havia feito o curso antes e sem nem saber direito da fama da escola. Mais tarde, li que muita gente acha a NYFA comercial demais, pois não é uma universidade, mas uma escola. Fiquei com um pézinho atrás, mas como já havia me inscrito, estava otimista.

Foto x de NY só pra dar uma quebrada no texto rsrs
Foto x de NY só pra dar uma quebrada no texto rsrs

Logo no primeiro dia de aula eu AMEI o curso. Sério! Talvez se você já tenha experiência em roteiro e na indústria cinematográfica, pareça um pouco simples demais, mas para mim foi ótimo. Os alunos são todos interessados, esforçados e com ideias criativas. Os professores são muuuito bons, as aulas produtivas e a localização é excelente (eles tem dois campus em NY, um na Union Square e outro no Battery Park).

Para me “formar”, preciso entregar um roteiro de um filme original de pelo menos 80 páginas. E olha… não tenho tempo para nada!!! É bastante trabalho! Logo depois de escrever este post já vou voltar pro roteiro, porque tenho que apresentar algumas sequências novas daqui a dois dias. Estou aprendendo muuuuitooo com todo esse processo.

Ah, se seu inglês não é muito bom, não venha. Não é escola de inglês, eles já partem do princípio que você é fluente e capaz de falar, ler e escrever como um americano nativo. Aliás, metade da minha classe é internacional. A escola tem orgulho de se posicionar como uma das escolas mais “internacionalizadas” do mundo, e é verdade. Mas todos já tinham experiência com inglês.

Eu estou amando essa experiência e muito feliz por ter feito a escolha por Screenwriting. Escrever um filme é trabalhoso, mas muito divertido!!

Mais feliz impossível!! Beijos,

Amanda

Ei, quer dicas de passeios grátis em NY? Clique no post do Blog Alyssa Prado!

Anúncios

8 comentários Adicione o seu

  1. Bea disse:

    Uhull, até que enfim um post explicativo! Hahaha
    Que legal, esse curso deve ser muito interessante mesmo, e essa escola é super famosa, tenho um amigo que estuda ai e ama!! Quanto tempo de curso? E ai é sua ultima parada ou vai viajar mais ainda? Sinto que veremos post sobre a Asia por aqui ainda!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi Bea!!
      São dois meses de curso, 8 semanas, e no total ficarei três meses em NY! Ainda tem muita viagem pela frente, rsrs… você verá!
      Daqui a duas semanas já estou indo embora da América!
      Mil beijos!

      Curtir

  2. Ano vivido! Vai arrasar em NYC. Escreva e viva. Vamos acompanhar!

    Curtido por 1 pessoa

  3. Djanici Melo disse:

    Oie!!! Nossa, adorei!! Tenho vontade de fazer um curso de fotografia em NYC, mas nunca tive coragem! Uma dúvida: você está estudando e trabalhando por aí?

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi Djanici!
      De fato, NY é incrível e tem uma graaande variedade de cursos de fotografia! Eu me mudei de NY, mas estava apenas estudando por lá!
      Um beijo!

      Curtir

  4. tuliobraganca disse:

    Oi, Amanda! Cheguei aqui procurando por esse curso. Estou pensando em fazer também! Vc já terminou?

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi Túlio, já sim, em agosto, se quiser conversar a respeito me mande um email: ahsaviano@gmail.com

      Curtir

Opine aqui à vontade!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s