Arequipa e Colca Canyon, Peru

Arequipa, Arequipa. Antes de chegar ao Chile, nunca havia ouvido falar nessa cidade. Até que um amigo que conheci em Santiago me disse para ir sem falta ao Colca Canyon, e para isso era necessário ir até Arequipa. Que escolha certeira!!

A cidade é Patrimônio Cultural da Humanidade segundo a UNESCO e cidade natal do meu amado Mario Vargas Llosa (Prêmio Nobel de Literatura). Ela também é conhecida como “a cidade branca” devido à cor dos prédios da cidade, mas hoje em dia está mais para cinza devido à poluição do local.

Cheguei lá de um ônibus noturno que veio de Cusco e segui rumo ao Wild Rover. Assim como o Loki, é uma rede de hostels bem conhecida pelos mochileiros, e o Wild Rover em particular tem as festas mais insanas. Há três: em La Paz, Cusco e Arequipa. Se você quer descansar em silêncio, nem vá para este hostel. Nao tinha reserva nem nada, mas havia uma cama desocupada num quarto de 20 pessoas e fiquei por lá.

Descansei bem e fui explorar. Que cidade fofa!! Arquitetura linda, história, restaurantes, enfim, um charme. Nesse dia nao saí muito da Plaza principal e fiquei por lá. Voltei pro hostel para jantar e já emendei na festa da noite. Era aniversario do Wild Rover Arequipa e estava tendo DJ, banda, drinks especiais, enfim, bem bacana. Fiquei batendo papo com um pessoal que conheci no hostel mas logo o sono bateu e fui deitar “cedo” (para padrões jovens rs), em torno de 1h30 da manhã.

DCIM100GOPROGOPR1057.

DCIM100GOPROGOPR1040.

DCIM100GOPROGOPR1036.

DCIM100GOPROGOPR1046.

O dia seguinte era domingo e acordei bem disposta. Queria fazer o Free Walking Tour Arequipa, mas como era domingo nao funcionava. Malandra que sou (só que não), entrei no site do Free Walking Tour, anotei os lugares por onde passaríamos caso fizesse o tour com eles e fui fazer por minha conta mesmo. Foi bem legal! Passei por bairros históricos, fui pra um lugar chamado Mundo Alpaca onde mostrava os diferentes tipos de lã de alpaca e lhama, fui para uma bela ponte com vista para o El Misti, vulcão que estaános arredores da cidade, almocei no Mercado Central, provei um tipico sorvete de queijo (queijo é minha comida preferida, mas nao gostei do sorvete nao rs, tinha gosto de milho), enfim, rodei bastante, e adorei. Aproveitei também para já ver a excursao para o dia seguinte ao Colca Canyon.

Vulcão ao fundo
Vulcão ao fundo
Mercadão da cidade
Mercadão da cidade

DCIM100GOPROGOPR1052.

Sorvete de queijo arequipeño
Sorvete de queijo arequipeño
Mundo Alpaca
Mundo Alpaca

Meu amigo em Santiago me recomendou fazer a trilha de dois dias e uma noite até o Canyon, mas depois da minha experiência com a Inka Jungle decidi fazer de carro mesmo, com a agência hehe. Pesquisei bastante como sempre e a maioria das agências estava oferecendo esse tour de 2 dias por 80/85 soles peruanos (1 sole = 1 real). Well, nao sei como encontro essas coisas, mas achei uma agência que me fez por 60! E depois ouvi umas pessoas do meu grupo conversando e algumas pagaram 70. Não sei por que tanto desconto pra mim, acho que o cara achou que eu era peruana, sei lá (meu bronzeado está enganando muito hehe).

Depois do dia pela cidade, fui pro hostel descansar um pouco e aproveitar o happy hour do bar do Wild Rover. Acabei indo dormir cedo, já que o tour iria me pegar às 7 da manhã no dia seguinte.

A excursão começou com uma viagem de 4 horas até o povoado de Chivay, com paradas para tirar foto da natureza e dos animais. Chegando no povoado, almoçamos e fomos para o hostel. Depois, algumas pessoas pagaram uma taxa extra para ir até uns banhos termais, mas eu achei caro e já tinha ido em vários banhos termais nessa viagem, e resolvi ficar pela cidadezinha, explorando.

Paisagem ao longo do caminho
Paisagem ao longo do caminho
Capitalismo sempre mostrando sua cara... hehe
Capitalismo sempre mostrando sua cara… hehe

20150504_141508

20150504_124415

20150504_155606

Depois, fomos jantar em um restaurante típico, que apresentou as danças típicas da região de Colca. Foi bem interessante e divertido! Ah, as refeições não estavam incluídas no pacote.

Os dançarinos
Os dançarinos

Um detalhe: pela primeira vez em meses eu tive um quarto e um banheiro só pra mim. Que bênção, Senhor!!!!! Nossa, como privacidade é bom, rs, pude fazer minha bagunça sem me preocupar com os outros, tomar banho tranquilamente… foi ótimo!!!

Voltando… no dia seguinte acordamos bem cedo e seguimos viagem rumo ao Cânion, mas sempre parando em cidadezinhas para ver as igrejinhas e em miradores para tirar fotos. Chegamos no famoso mirador do Condor umas 9h30 da manhã. Lá, uma galeeeera fica esperando os condors sairem da “toca” (sei lá onde eles ficam) para tirar foto. E também para apreciar o Cânion. Pessoalmente, não achei nada impressionante não. É lindo, mas nada espetacular.

Condor voando
Condor voando
Nativos capturam os condors e ganham uma grana com quer tirar foto com eles...
Nativos capturam os condors e ganham uma grana com quer tirar foto com eles…

20150505_124857

Vista do Canyon
Vista do Canyon

DCIM100GOPROGOPR1079.

Igrejinha de algum povoado no caminho
Igrejinha de algum povoado no caminho

DCIM100GOPROGOPR1091.

20150505_113829

Seguimos viagem de volta, novamente parando em alguns lugares para tirar fotos e tal. Voltamos para Chivay para almoçar e de lá seguimos de volta para Arequipa, chegando na cidade umas 16hrs. Ah, no almoço provei uma típica sobremesa peruana, uma espécie de donuts com uma mel azedo por cima… não sei o que era, mas é gorduroso e meio sem sabor.

20150505_092620_Richtone(HDR)

O tal donut
O tal donut

Aproveitei os últimos momentos na cidade para explorar um pouco mais, tomar um café e tirar algumas últimas fotos. Umas 19h30, fui para o terminal de ônibus ver se conseguia um bus noturno para Nazca, meu próximo destino. Por sorte, havia um saindo em 15 minutos e lá me fui.

Achei Arequipa uma graça, e conheci gente que passou quase uma semana na cidade, aproveitando a vida noturna e os bares. Mas acho que dois dias está ótimo.

Beijos,

Amanda

Anúncios

4 comentários Adicione o seu

  1. Adorei o passeio por Arequipa, a cidade parece ser bem interessante.
    E que paisagem a desses Canyons! Incrível! ❤

    Curtido por 1 pessoa

Opine aqui à vontade!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s