Dias 1 e 2 no Atacama!

Os posts sobre Santiago ainda não terminaram, mas vou começar a escrever sobre o Atacama porque quero aproveitar a wifi boa do hostel (rs coisa rara) e fazer uma narrativa estilo diário deste lugar incrível.

Dia 1

Meu voo de Santiago a Calama (a cidade com aeroporto mais próxima de San Pedro do Atacama) seria apenas às 13hrs. Combinei com minha colega de quarto de tomarmos café da manhã juntas e ela iria me acompanhar até o metrô. Às 7h30 da manhã, uma surpresa: meus amigos que haviam viajado a Pucón no feriado de Páscoa correram para voltar cedo e me dar um último tchau. Fui acordada com oito pessoas me abraçando. Foi muito legal! Tomamos café da manhã juntos no Starbucks (único lugar aberto no domingo de Páscoa) e eles todos me levaram até o metrô.

Fui pro aeroporto da mesma forma que vim: metrô+busão, tudo junto deve dar uns 2500 pesos chilenos (coisa de 12 reais) e é bem rapidinho. Voo tranquilo pelo Sky Airlines, que aliás recomendo muito. Chegando no pequeno aeroporto de Calama, estava preocupada em achar um meio de locomoção barato até San Pedro, e já na saída várias companhias me abordaram. Fui com uma que havia lido no dia anterior que era a maior e mais segura, Lincanbur (ou algo parecido), e custou 10000 pesos (50 reais) pra viagem de 1h30 e que te deixava na porta do hotel. Fiquei feliz que o preço de tabela de todas as companhias era 12000 pesos, mas consegui por 10000 #economias. Ah, o aero de Calama é muito bonito e chique, acho que reflete os preços de San Pedro, onde tudo é caro…

A cidade de San Pedro
A cidade de San Pedro

Viagem tranquila, cheguei ao hostel umas 19hrs, chama Turi Tatai’s e é ok… nada demais. A fachada é de uma casa e não tem nenhuma placa dizendo que aqui é o hostel, e o banheiro não tem espelho e o chuveiro sai pouca água. Mas de resto é normal, atendentes simpáticos, cozinha completa e cama confortável. Foi o melhor preço que encontrei por aqui e está valendo. Ah, localização ótima, 5 min andando pro centro.

Logo à noite, enquanto ia encontrar com uma amiga alemã que também está aqui, já dei de cara com um amigo suiço e sua namorada. A cidade é pequena e dá pra encontrar tudo fácil. Jantei com a minha amiga e já fechamos um pacote de tours pelos próximos dias.

20150407_105851

Os tours são a principal atração da cidade: em cada rua, pelo menos 10 agências oferecendo os mesmos passeios. Mão de vaca que sou, fui em umas sete agências perguntar o preço dos pacotes e o melhor que encontrei foi o Incanorth tours, que custou 50000 pesos (mais ou menos 250 reais) por 4 tours. Vi muita agência cobrando 70000, por aí. Os passeios que todos oferecem são: Vale de la Luna e Vale de la Muerte + Geysers del Tatio + Lagunas Altiplanicas + Laguna de sal. Esses 4 dá pra fazer em 2 dias (um de manhã e outro a tarde) e por isso muita gente fica apenas 2, 3 dias em San Pedro. Mas tem taaanta coisa para ver que eu recomendaria ficar mais. Vou ficar 5 dias completos aqui (talvez 4, ainda estou decidindo). Minha amiga disse que não valeria a pena pegarmos o tour de Vale de la Luna e Vale de la Muerte porque são perto da cidade e poderíamos ir andando, então negociamos na agência e o trocamos pelas Termas de Puritama pelo mesmo preço.

Dia 2

4h00 da matina lá estava eu acordada esperando a van me buscar no hostel para ir ao meu primeiro passeio: Geysers del Tatio. É preciso ir bem cedinho para pegar a água subindo diretamente da terra, coisa que só ocorre até as 8h00. A van me pegou à 5h00, mas só começamos a jornada de 1h00 até lá às 6h00, pois pegamos mais pessoas pelos hotéis. Cheguei às 7h00 nos Geysers e um friiio: -4°C. Fui preparada (3 calças e 5 blusas kkk) e não sofri tanto. Após passear pelos geysers, o café da manhã é servido: pão com ovos mexidos e chocolate quante. Gostei muito! De lá, fomos pra Piscina Geotermal, que é super quente e dizem que sua água tem poderes medicinais. Mas ainda estava muito frio e não tive coragem de entrar rsrs. Deve ser uma delícia, mas o frio depois deve ser de matar.

20150406_074112

20150406_075443

Tomando o café da manhã
Tomando o café da manhã
DCIM100GOPROGOPR0452.
A piscina geotermal

Seguimos então para o povoado de Machuca, e no caminho íamos parando para tirar fotos da natureza do deserto. O povoado em si não tem muita coisa, mas é possível experimentar carne de lhama e comprar artesanatos locais. De lá, voltamos para San Pedro e chegamos umas 13hrs. Ah, tive um pouco de problemas ao respirar por causa da altitude… muitas pessoas passam mal, mas eu só tive um desconforto quando fazia muito exercício, tipo andar um pouco mais rápido.

20150406_090642

20150406_103118

20150406_110732

Na hora do almoço, eu e minha amiga nos encontramos com meu amigo suiço e sua namorada (na verdade já haviamos esbarrado com eles novamente nos Geysers) para cozinhar o almoço no meu hostel. Eu e minha amiga seguimos então para nosso próximo passeio, as Lagunas Escondidas.

As Escondidas e a Laguna Cejar (outra opção de passeio) são formadas no Salar do Atacama, o segundo maior deserto de sal do mundo (só perde pro Uyini, na Bolívia). É bem interessante ficar boiando na água e você sai coberto de sal no corpo, dá pra usar na comida depois #economias2 rs. Dica: leve chinelo porque caminhar pelo sal dói muito o pé!

20150406_160347

20150406_163655

DCIM100GOPROGOPR0470.

De lá, nosso tour foi pro Vale de la Muerte ver o por do sol e tomar um lanche. Já começou a ficar friozinho! Daí já valeu não ter fechado o tour pro Vale de la Muerte e Vale de la Luna porque acabei visitando o de la Muerte nesse tour e também dirigimos pelo de la Luna, que é bem bonito.

O vale de la Muerte
O vale de la Muerte

Chegamos umas 20hrs e fui direto pro hostel, estava podre de cansada! Depois continuo!

Beijos,

Amanda

Ei, quer conferir uma lista de passeios pelo Atacama? O blog O Melhor Mês do Ano fez a seleção, confira!

Anúncios

7 comentários Adicione o seu

  1. camyllaabreu disse:

    Oi! Com qual agência você fechou o passeio para as lagunas escondidas? Foi com a incanorth também?

    E no geral, qual sua opinião sobre a incanorth?

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi Camy, foi sim! Olha, na verdade acho que todas as agencias sao meio que a mesma coisa la… tudo terceirizado sabe? A IncaNorth é simples, tem 2 pessoas trabalhando la e etc… mas na hora do passeio vc vai com o pessoal de outra agencia, que ate pagou preço diferente! Juntam tudo numa van so! Espero ter ajudado!! Bjss

      Curtir

  2. Katarina Holanda disse:

    Que massa teu roteiro! ❤ Eu não conheci as Lagunas Escondidas nem Cejar. Tenho mil motivos pra voltar pra o Atacama, haha.

    Curtido por 1 pessoa

Opine aqui à vontade!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s