10 coisas que eu não sabia sobre Santiago

A ideia deste post veio depois de uma discussão em classe sobre o que nos surpreendeu no Chile. E nas minhas cinco semanas aqui, posso dizer que já criei uma rotina e conheci bem a cidade. Segue abaixo minhas “surpresas” e coisas que nunca pensei que veria no Chile, não necessariamente em uma ordem, apenas na forma como fui me lembrando.

1- Os frutos do mar são caros

Imaginava que, por estar tão próximo do Oceano Pacífico, os frutos do mar (principalmente o salmão) seriam baratos e abundantes. Que nada! Há mais carnes e fast food que peixe e normalmente os frutos do mar são os pratos mais caros dos cardápios.

image
Fruto do mar só em restaurante chiquetoso!

2- Não há mosquitos

Um colega inglês apontou esse fato, e eu não tinha percebido. Deve ser pelo tempo seco.

3- O serviço é leeeennntoooo…

Por ser considerada a “Europa” da América do Sul, achava que Santiago teria serviços e atendimento de primeira. Ledo engano… a principal palavra que os garçons usam é “tranquillo, tranquillo”, quando já é a quinta vez que você pede a conta.

4- A cidade tem muitos parques

Não fazia ideia! É uma cidade com muito verde e muitos parques e praças. Creio que é a principal atração daqui. E os chilenos usam muito bicicletas e gostam muito de passar tardes deitados na grama.

image

image

image

5- As comidas típicas

Não sei por que não havia pesquisado sobre isso antes. Não sabia nada sobre as comidas típicas daqui! São empanadas, pastel de choclo (massaroca de milho com um monte de carne embutida), chorrillanas (batatas fritas com ovo, linguiça e cebola), palta (abacate em todo lugar, desde a salada até a sobremesa), choripán (hot dog só com linguiça e pão) e, muito, mas muuuuito frango. Todo santo almoço há frango e arroz. E também se come muito pão branco aqui. Além das bebidas típicas, como terremoto e pisco. Vale provar!

image
Pastel de choclo
image
Chorrillana
image
Clássico arroz e frango…
image
Abacate no dogão também é bem comum
image
Terremoto! Hmm

6- Há muita influência peruana

Seja na loja de souvenirs, nos restaurantes, sempre há algo que remete ao Peru.

7- Está lotado de restaurantes japoneses

Fiquei bem impressionada com isso. A cada esquina, um novo sushi. Provei e os achei bem gostosos! E eles colocam muuuita palta (abacate) e cream cheese na comida, o que para mim é ótimo, mas alguns amigos não curtiram…

8- Cachorros de rua

Há muuuitos cachorros aqui! E todos limpos e educadinhos! Bem comum que algum comece a te seguir na rua e te acompanhe até em casa.

image

image
Abacate no temaki também…

image

9- Domingo é um dia morto

Cheguei num domingo e fiquei assustada. Silêncio, ninguém na rua… depois vi que domingo é o dia em que realmente NADA funciona na cidade. Hoje, por exemplo, quis assistir ao jogo BrasilxChile em algum bar e nenhum estava aberto!! Rodei muito até achar um restaurante que transmitisse o jogo. Não espere ver vida na cidade durante o domingo.

10- Não há tanta coisa assim para ver

Li, pesquisei, anotei todas as coisas que seria interessante ver em Santiago ao longo da minha estadia aqui. Mas, sinceramente? Em 3, 4 dias você vê tudo e um pouco mais. Acho que por ser de SP, Santiago me pareceu pequena e calma. Tudo é relativamente perto e fácil de chegar. Eu gosto daqui, mas não moraria na capital. Preciso de mais barulho e movimento rsrs.

image

É isso! Santiago, você me surpreendeu! Tenho uma última semaninha ao seu lado!
Beijos,

Amanda

17 comentários Adicione o seu

  1. Bea disse:

    Amanda!
    Não sei se você ainda está em Santiago, mas chegou a experimentar o suco de Chirimoya? É deliciosoo!
    E tem uma bolacha recheada de pacote, da marca Costa, que é no formato de um donuts, de chocolate e coco, que é sensacional, trouxe vários pacotes quando voltei pro Brasil! Hahaha
    Outra coisa que reparei: já viu a quantidade de KFC que tem por ai? Muito mais que mc donalds!
    Você chegou a conhecer Viña del Mar?
    É isso, boa viagem e divirta-se!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi Bea! Já sai de Santiago! Não experimentei o suco! Mas ainda estou no Chile e vou procurar a bolacha! Haha vi sim, muuuito KFC!! Mas me recusei a comer por aqui! Fui pra Viña, fiz um post sobre! Volte sempre! Beijos!

      Curtir

  2. Viviane Carneiro disse:

    Adorei ler esse post! Acabei de chegar do Chile e simplesmente amei aquele lugar. Deu para mar um pouquinho da saudade. Bjs

    Curtido por 1 pessoa

  3. Santiago foi o primeiro destino da minha viagem de um ano! Que saudosismo!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Da minha também!! Coincidência!

      Curtir

  4. Laís disse:

    Engraçado como as percepções são diferentes! Voltei agora de Santiago (passei 4 dias lá) e pra os programas na cidade dá pra conhecer tudo mesmo. Mas tem tanto passeio em cidades ao redor de lá, que queria ter ficado mais e conhecido.
    E não achei a cidade com cara de interior, pelo contrário. Hhehehe. Um trânsito enormeee de cidade grande mesmo, sempre tem muita gente na rua e achei a cidade relativamente grande. Acho que pq você mora em SP tenha tido essa percepção.

    Ótimooo post! Parabéns =D

    Curtido por 1 pessoa

    1. hahaha pode ser, Lais! Obrigada!

      Curtir

  5. mairaps disse:

    Também achei o serviço lento hahaha. mas tudo me conquistou a ponto de qu a minha conclusão foi: moraria em Santiago! É um dos lugares nomundo que eu gostaria de viver.

    Curtido por 1 pessoa

  6. cwrgutierrez disse:

    Bem legal essas 10 curiosidades sobre Santiago, não sabia esse sobre os mosquitos, em Dublin na Irlanda também é assim.

    Curtido por 1 pessoa

  7. Flavia Zenke disse:

    Bacana o seu reconhecimento do que não sabia sobre Santiago do Chile. Nunca fui e já me preparei para os cachorros nas ruas.. kkk

    Curtido por 1 pessoa

  8. Adorei o artigo! Sobre os mosquitos, aqui em Brasília é seco e tem baaaaastante mosquito, então não sei se é por causa da seca. Tamvez altitude? Mas daria tudo para ter não mosquito! Odei o barulhinho que eles fazem quando a gente quer dormir! hahaha

    Curtido por 1 pessoa

  9. Uma das coisas deliciosas em uma viagem são nossas descobertas não é mesmo?! Eu adoro (re)descobrir uma cidade. ehehe Eu concordo que SCL é uma cidade calma, pacata (e sem graça) rsrsrs.

    Já passei alguns domingos aí e de fato a cidade é vazia e muita coisa fica fechada, salvo em dia de corrida de rua (corri a meia de Santiago). Ai a cidade fica em festa. bj

    Curtido por 1 pessoa

  10. Leo Vidal disse:

    A questão dos cachorros também me chamou atenção e uma amiga que mora lá disse que é porque eles não tem um sistema tipo “carrocinhas” que levam os cachorros para abrigos, porém não achei os que vi tão limpinhos assim.
    Adorei os parques de Santiago, bem agradáveis para passear.

    Curtido por 1 pessoa

  11. Roberta Lan disse:

    Tudo bem que eu sou paulistana e por isso não tenho mto moral pra criticar dogão alheio… mas ABACATE NO DOGÃO???? Gente!!! hahahahhahaha

    Curtido por 1 pessoa

  12. Eu ainda não conheço Santiago. Tenho alguma vontade de explorar melhor a América do Sul. Já estive em Buenos Aires e também achei que não justificava estar lá muitos dias…

    Curtido por 1 pessoa

Opine aqui à vontade!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s