Bate-volta Bratislava

Quando fui para Viena, planejamos 4 dias inteiros na cidade, o que foi muito (post de Viena depois!). Então, no último dia, resolvemos fazer um bate-volta em Bratislava, a capital da Eslováquia (não vamos confundir com Eslovênia hehe)! A passagem de trem ida e volta custa 16 euros e é rapidinho, uma hora de viagem com algumas paradas. Compramos diretamente na estação de trem de Viena de manhã. O trem é vazio e bom, tem um a cada hora saindo de Viena (e vice-versa). Incluso na passagem, está o ônibus público da cidade, que você pode usar para ir até o centro histórico.

Confesso que eu sempre tive curiosidade em ir para Bratislava por causa do filme “Eurotrip – Passaporte para confusão”, em que eles são tratados como reis em Bratislava, já que lá todos são retratados como pobres. Essa parte do filme em si foi gravada em Praga, mas a imagem de Bratislava com certeza ficou marcada como um lugar feio e miserável. Confiram:

A estação de trem é bem simples, com apenas duas plataformas. Logo na saída pegamos o ônibus para o centrinho da cidade. Como muitas pessoas do trem subiram no ônibus conosco, achávamos que todos desceriam juntos na parte turística. Que nada! hahaha não sabíamos onde descer e acabamos indo, indo, indo… nos perdemos! Fomos parar num lugar feio (o tempo estava nublado, o que também não ajudou muito), parecia um set de filmagem de “Adeus, Lênin!”, estilo Europa Central pós-soviética mesmo… descemos rápido e atravessamos a rua para pegar o ônibus no sentido de volta.

Finalmente descemos no lugar certo e fomos explorar. O centro em si é bem pequeno. Fomos seguindo as placas com o nome da praça principal, Hlavné námestie, e logo nos deparamos com a Michalská veza (Portal de Miguel), uma torre de 51 metros que tem em seu solo o marco zero de Bratislava e listando a distância para outros 29 lugares. Depois de visitar as lojas em volta, chegamos na praça.

SONY DSC
Ao fim da rua, a Porta de Miguel, com seu topo esverdeado
SONY DSC
A praça principal, Hlavné námestie

Uma das “atrações” da cidade é encontrar e tirar fotos com as estátuas espalhadas ao redor do centro histórico. Tem gente faz disso uma meta, e não vai embora até ter visto todas. Estava muito frio para eu procurar e só tirei foto com duas rsrs. Na praça principal, está o Primaciálny Palác (Palácio Primaciálny), que hoje funciona como sede da prefeitura e é possível fazer tours rápidos por dentro. Almoçamos em um restaurante qualquer perto da praça e ao lado da Dóm Sv. Martina (Catedral de São Martinho), que chama atenção para quem passa, mas infelizmente estava fechada quando fomos. A arquitetura da cidade é bem simples e não há muita ostentação.

SONY DSC
Eu com a Catedral de São Martinho ao fundo
SONY DSC
Eu com uma das famosas estátuas

Seguimos então para a principal atração da capital, o Castelo de Bratislava, que fica no topo de uma colina. A subida é rápida e é possível ter uma vista bonita da cidade. O castelo em si é uma decepção. Se você veio de outras capitais, como Praga, Budapeste, Viena, etc., vai achar o castelo deveras simples e sem atrativos. Atualmente, há um museu em seu interior. Acabamos ficando apenas com a vista.

SONY DSC
Entrada do Castelo de Bratislava
Snapchat--7313094716778250219
Vista do Castelo de Bratislava. Ao fundo, pode-se ver a Ponte Nova sobre o Rio Danúbio

Após a visita ao Castelo, descemos a colina, pegamos o ônibus em direção à estação de trem e voltamos para Viena. Apesar de achar que um dia é suficiente, creio que faltaram alguns lugares para se ver, como o Slavín (Memorial Militar Slavín), Múzeum mesta Bratislavy (Museu da Cidade de Bratislava), Igreja dos Capuchinos (Kapunzinerkirche) e a Ponte Nova com seu restaurante ao topo (dá pra ver na foto acima).

Bratislava é uma ótica dica para bate-volta, e é divertido pensar que você já foi para a capital da Eslováquia, país tão exótico para nós, brasileiros. Mesmo assim, não é um destino imprescindível muito menos incrível. Me diverti? Sim. Mas também poderia ter me divertido em outros lugares. Vale para a memória.

Beijos,

Amanda

Instagram

1 comentário Adicione o seu

Opine aqui à vontade!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s