Principais passeios Budapeste!

Eu amei Budapeste. Mesmo. Sou chata com cidades, é difícil me surpreender e me fazer querer voltar (por exemplo, não gosto de Barcelona, Berlim, Los Angeles… hahaha mas isso fica pra outro post), mas Budapeste foi uma cidade que adorei, achei charmosa, interessante e bonita. Muitos podem discordar, mas essas foram minhas impressões hahaha. É possível passear com muito pouco lá, como também é possível encontrar hotéis e restaurantes luxuosos. Eu havia lido o livro “Budapeste” de Chico Buarque, e tinha uma ideia completamente diferente dela.

A cidade está “dividida” em duas partes, Buda e Peste, separadas pelo rio Danúbio, mas interligadas por nove pontes. Há também Óbuda, outra região e pertencente a cidade, mas as atrações estão concentradas nas outras duas partes. Buda, mais residencial, e Peste, mais agitada e onde estão a maior parte das atrações. Quando fui, comprei Hop On Hop Off da empresa Big Bus de dois dias, que também dava direito a um passeio de barco, um passeio noturno e alguns tours guiados a pé. Acabamos só usando o passeio de barco. Olha, é ótimo para ouvir informações e ver as coisas, mas acho que seria tranquilo fazer tudo a pé mesmo. Eu gosto de andar e o centro turístico é pequeno e tranquilo de se achar. Mas anyway, aqui estão alguns pontos que achei bem legais!

PESTE

Mais agitada, Peste é bonita e tem uma arquitetura parecida com Viena, uma vez que esta era a “cidade exemplo” da época. Há muitos monumentos e passeios a se fazer/visitar, entretanto separei aqui apenas os meus preferidos.

1) Praça dos Heróis

Construída para homenagear os mil anos de assentamento magiar na cidade, é grande, imponente, e nas suas laterais há dois museus de arte muito bons. É ampla e rende um passeio gostoso ao seu redor.

2) Avenida Andrassy

Principal avenida de lojas da cidade, tem cerca de uns 3,5 km, se não me engano, e está situada entre a Praça dos Heróis e uma outra praça que não achei o nome, mas tem uma roda gigante e é bem famosa haha. Bem agitada, mescla lojas húngaras com outras que se encontra em todos os lugares (leia-se, Calvin Klein, Gucci, etc). Boa para passear, na metade dela está a Ópera de Budapeste, bem conhecida.

3) Casa do Terror

Museu em homenagem às vítimas do nazismo e do comunismo na Hungria, fica na Avenida Andrassy. Justamente na semana que eu estava na cidade, a Casa do Terror estava fechada para reforma! Mas coloquei aqui porque eu queria muito ir e deve ser muito interessante, já que li vários relatos legais, de como o museu mexe com você, de que muitas pessoas passam mal dentro dele, enfim… fica pra uma próxima!

SONY DSC
Euzinha na Praça dos Heróis!

4) Parlamento Húngaro

Não entrei nele, mas sei que há visitas guiadas e é um pouco difícil conseguir ingresso na hora, é bom comprar antes. Mas, assim… que local M A R A V I L H O S O!!!! Amei amei amei! Na minha opinião, o Parlamento mais bonito que já vi! Ganha fácil do de Londres… É a estrutura mais alta da cidade, com 96 metros.

5) Termas Szechenyi

Super tradicional, os banhos termais em Budapeste são conhecidos mundialmente. Há vários na cidade, mas as Szechenyi são as mais conhecidas e ficam uns 400 metros atrás da Praça dos Heróis. Não entrei porque estava muuuito frio quando fui (pleno inverno), e apesar das águas serem quentinhas, me preocupava a hora de sair delas! Imagina, quase 0ºC e eu lá, molhada de biquíni? Hahahaha não rolou! Mas a entrada era uns 50 euros e tinha uma galeeeraaaa, tirei uma fotinho meio na clandestinidade hehe (coloquei abaixo). Sei que no verão elas bombam mais ainda! Ah, a noite rolam umas festas bem legais, vale a pena conferir!

6) Basília St. Stephens

A maior Igreja Católica Romana de Budapeste, é dedicada ao primeiro rei húngaro, Stephen, e tem exatos 96 metros de altura, a mesma do Parlamento. São as maiores estruturas de Budapeste e nenhum outro prédio pode passar dessa altura na cidade. O fato do Parlamento e da Basílica terem a mesma altura simboliza o equilíbrio entre a Igreja e o Estado. Seu projeto data de 1851 e demorou mais de 50 anos para ficar pronta. É possível subir na sua cúpula, mas não fiz isso. Ela é bem bonita por dentro, mas nada assim UAU, sabe? A praça na frente tem vários cafés e é bem agradável.

SONY DSC
O maravilhoso e super fotogênico Parlamento Húngaro!
SONY DSC
Outro ângulo rsrs
SONY DSC
Fotinho escondida de uma das termas
SONY DSC
Basílica St. Stephens
SONY DSC
O teto da Basílica!

BUDA

A principal atração de Buda é o Complexo do Castelo de Buda, localizado numa grande colina, que na verdade é composto por vários monumentos e museus. É tranquilo passar um dia inteiro visitando essa parte da cidade, e é possível chegar por meio de um funicular ou mesmo a pé. Novamente, aqui apenas coloquei os locais que mais gostei de lá.

7) Palácio Real

Hoje, essa estrutura não é mais um palácio e não abriga nenhum nobre, mas foi transformada em dois museus, a Galeria Nacional Húngara e o Museu Histórico de Budapeste. Bem bonito e com uma vista incrível da parte Peste da cidade.

8) Igreja de São Matias e Bastião dos Pescadores

Os reis húngaros foram todos coroados nessa Igreja até 1916. Na época medieval, era considerada a principal Igreja de Budapeste. Na sua frente, o Bastião dos Pescadores foi construído para homenagear a conquista magiar e rende ótima vista da parte Peste da cidade.

9) Ponte das Correntes ou Chain Bridge

Primeira ponte a ser construída para interligar Buda e Peste, é a mais bonita e famosa. Vale atravessá-la para se ver paisagens bonitas do Danúbio e da cidade. É bem rapidinho, tipo 20 minutos andando. Os leões na entrada simbolizam a união entre as duas cidades. Coloquei aqui na sessão Buda, mas poderia estar na Peste também haha.

SONY DSC
Bastião dos Pescadores e a vista de Budapeste
SONY DSC
Ponte das Correntes e o Castelo de Buda
SONY DSC
Por dentro da Igreja São Matias
SONY DSC
Fachada do Palácio Real

 

Gostaram?

Amanda

Instagram

Anúncios

2 comentários Adicione o seu

  1. Adorei o post! Já anotei aqui vários lugares que quero conhecer pra quando for fazer meu roteirinho pra uma viagem pra Budapeste!

    Curtido por 1 pessoa

Opine aqui à vontade!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s